Menu

Atenção consumidor: confira levantamento de preços feito antes da Black Friday

A Rádio Itatiaia, em parceria com o site Mercado Mineiro, iniciou no dia 08 de setembro, o monitoramento dos preços dos produtos que normalmente são mais procurados durante a Black Friday, como celulares e televisores. A ideia é verificar se os descontos são realmente reais.

Foto ilustrativa/Reprodução: InternetFoto ilustrativa/Reprodução: Internet

Isso porque uma reclamação comum entre os consumidores é que os preços dos produtos são aumentados propositalmente antes da data, sendo abaixados na sequência, dando a ideia de que houve desconto. E é para fugir destas “armadilhas”, que a Itatiaia irá monitorar o mercado.

O economista e diretor do site Mercado Mineiro, Feliciano Abreu, explica sobre as médias de preços de produtos que devem ser os mais procurados na data e alerta para a importância de pesquisar antes de comprar. Há produtos com variação de valor de quase 25%.

“No caso de smartphone Motorola, modelo G-30, por exemplo, nós encontramos hoje por R$1.249,90 até R$1.516,90, diferença de 21%, ou seja, R$267 de variação. Outro produto que está sendo muito consumido durante a pandemia, até por necessidade de trabalho ou estudo, é o notebook. Um modelo da marca Lenovo, um notebook de 15’, o menor preço que nós encontramos foi de R$2.589 até R$3.149, uma diferença de 21%, também muito significativa. Uma TV de 50 polegadas, da marca Philips, 4K, nós encontramos mais barato por R$2.249,99 até R$2.849,05, uma diferença de 24%. Lembrando que, quando você vai até uma loja ou compra pela internet, é sempre bom aquela ‘pechincha’, principalmente se você for pagar à vista, explica o economista.

Até a data da Black Friday, em 26 de novembro, a equipe da Rádio Itatiaia vai seguir monitorando o mercado. Vale lembrar, ainda, que a prática de “maquiar” os preços, ou seja, de aumentar o valor e depois diminuir, dizendo que é promoção, é ilegal e deve ser denunciada aos órgãos de proteção ao consumidor.

Levantamento de outubro

Um mês após o início do monitoramento dos preços dos produtos que normalmente são mais procurados durante a Black Friday, como celulares e televisores, a reportagem verifica qual foi a mudança no período.

A ideia do levantamento é saber se realmente as promoções anunciadas pelo comércio para a data, 26 de novembro, realmente vão valer a pena, de modo que os produtos estejam mais baratos do que o preço que é cobrado agora.

O economista e diretor do site de pesquisas Mercado Mineiro, Feliciano Abreu, comenta quais foram as impressões ao longo do último mês. “Nós temos variações diminuindo, isso mostra que a concorrência está cada vez mais acirrada, o momento não está tão favorável assim para se vender um notebook, um celular, uma TV, devido à crise que nós estamos passando. Quando a gente pega um celular Motorola do mesmo modelo G30, no dia 24 de agosto a variação era de 21%, agora passou para 15%, então o preço não diminuiu, mas as variações estão menores”, explica.

Veja outros resultados da pesquisa:

Televisão de 50 polegadas 4K da Philips: variação era de 24% e passou para 4%

Micro-ondas Electrolux MEO44, de 34 litros: variação era em torno de 22% e passou para 11%

Fogão Consul, quatro bocas, acabamento inox: variação era de 20% e passou para 11%

Abreu dá dicas de como o consumidor pode fazer para não desperdiçar dinheiro. “A gente pode estimular a concorrência utilizando a internet como fonte de pesquisa de preço para que a gente possa chegar na loja e questionar com o vendedor porque que ele não pode dar um desconto maior. A maioria dos preços estão estáveis, inclusive, porque o consumidor não está com muito dinheiro no bolso e o consumo caiu bastante.”

Com Itatiaia



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos