Menu

Cetec promove curso de capacitação ‘Ecologia de Rios’

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) está realizando desde segunda (15) até sexta-feira (19) o Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) “Ecologia de Rios”. Idealizado pelo Setor de Recursos da Água (SAA), o curso é ministrado pelo professor da disciplina “Ecologia e Evolução”, da graduação de Biologia da Puc Minas, Henrique Paprocki.

De acordo com o professor, o curso tem por objetivo a atualização dos pesquisadores do SAA que já trabalham há algum tempo na Fundação e oferece embasamento para os que estão começando agora. “Estou passando para os alunos as últimas novidades em ecologia de rios, dentro do contexto da mudança climática e ambiental pela qual o mundo está passando”.

Segundo Paprocki, as aulas serão divididas em duas partes. “A primeira diz respeito ao funcionamento dos rios em Minas Gerais e no Brasil. A segunda irá focar como a nossa interferência no meio ambiente está prejudicando esse funcionamento e as modificações que advêm disso. Quando interferimos na ecologia dos rios, acabamos por modificar indiretamente o clima, a vegetação e a fauna. É urgente estudarmos como atenuar os efeitos da ocupação humana na natureza”, enfatiza.

O professor já desenvolveu outros PCRHs na Fundação, além de conhecer bem o Cetec por ter sido estagiário e bolsista da instituição. “Realizei toda a prática laboratorial do meu mestrado aqui e acredito estar no Cetec um dos melhores laboratórios de microscopia do Brasil. No meu doutorado, nos Estados Unidos, não encontrei lá instalações tão boas quanto as daqui”. Ele destaca que as informações e práticas de laboratório que estão sendo ensinadas nesse curso serão essenciais para o dia-a-dia de trabalho que os pesquisadores do Setor enfrentarão em 2009.
 
AGÊNCIA MINAS


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos