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O custo da gestão “míope”

Durante minha vida na administração uma pergunta povoa minha mente das formas mais variadas: “Como chegamos ao lucro?”.

Vejo muitos empresários buscarem lucros com a “faca nos dentes” pressionando os demais do navio “empresa” a buscarem lá fora o dinheiro dos clientes. Como? Não importa muito – pois lá fora está a recompensa – O baú da “comissão”.

A pressão para atingir valores em vendas, atingir metas financeiras há curto prazo, faz com que a empresa fique míope __ “tapa-olho do pirata” __ pois entende que investir nas condições do navio só diminui o que vai sobrar no final – por isso todo navio de pirata é sombrio.

Agora, a falta de investimento no navio pode ter efeitos negativos no futuro?

Na verdade este tipo de miopia pode enganar e dar uma sensação de poder temporário, dando a aparência de que a empresa vai muito bem, obrigado.

Como então podemos tirar o tapa-olho e enxergar mais longe?

Enxergar além deste mar é cuidar para que o navio aguente – e principalmente que os marujos não fiquem entediados ou queiram descer na próxima ilha reclamando das condições da embarcação.

Todo “pirata” fica tentado em reduzir os custos a qualquer preço, e neste momento de miopia a primeira coisa que vem a sua cabeça é cortar os custos da área comercial e afins, por exemplo:

Vender a qualquer custo – custa caro.

•    Custa caro deixar de visitar um pequeno cliente;
•    Custa caro não dar retorno ao cliente;
•    Custa caro inventar desculpa ao cliente;
•    Custa caro não ter um canal de comunicação eficiente: página na internet, SAC (serviço de atendimento ao cliente), etc.

Reduzir custos nesta área dá a impressão de ganhos altos. Mas bem sabemos que este navio vai precisar de manutenção um dia.
É claro que o lucro há curto prazo vem em detrimento de uma empresa forte há longo prazo. Mas o que pode ser feito para limitar esse tipo de comportamento?

Uma gestão profissionalizada na empresa.

Certamente meus caros.

E arrisco a dizer que a parte mais importante desta gestão profissionalizada seria garantir não só que os “piratas” sejam recompensados pelos ganhos, mas principalmente e fundamentalmente que sejam penalizados pelas perdas.

Lucros acima de tudo – e andar na prancha rumo ao mar de tubarões são questões extremas.

Tem que existir um meio termo nesta miopia de pirata.

E existe, estão escritos nos anais da administração, a atenção vai para a manutenção do navio, a distribuição de tarefas, descrição de cargos e salários, vai para as metas e objetivos, vai para a logística da viagem e a imagem da bandeira tremulando no mastro, entre outros.

Pelo que eu tenho visto e lido, a maioria esmagadora das empresas sabem “o que tem de fazer”.

Mas resultados nada tem haver com “o que tem que ser feito” – isto todo empresa sabe.

A gestão profissionalizada tem haver com “o como fazer”.

Se todas as empresas sabem o que tem de ser feito, porque ainda assim não chegam num resultado satisfatório?

Porque a tripulação “sabia o que fazer”, mas lhe faltaram “o como fazer”.

Esta é a verdadeira miopia empresarial.

Hoje produzimos muitos bacharéis, técnicos e auxiliares na área de administração. Mas sempre ouço deles a dificuldade em encontrar uma oportunidade em suas respectivas áreas. Empresários, estes novos profissionais serão a lente corretiva da miopia empresarial.

Vocês empresários são fantásticos, são empreendedores, sustentam este país, são os primeiros a chegarem e últimos a saírem – vocês realmente sabem “o que fazer”, tenho absoluta certeza disso.

Abram as portas de suas empresas para estes profissionais. Eles estão estudando duro para que um dia possam auxiliar na condição de “como”, o que você empresário, melhor que ninguém, “sabe o que fazer”.

Quero ver sua empresa “navegando” nas águas da prosperidade.
 


Wagner Alessandro Nogueira é Administrador de Empresas e Consultor em Gestão Empresarial. É o responsável técnico pela empresa Office br Consultoria. Relevante participação e conhecimentos de Gestão Comercial de Pequenas e Médias Empresas, Especializando para Micro e Pequenas Empresas (especialmente as Familiares). Consultoria nas atividades Administrativas, Financeiras e Marketing. Professor de Curso Técnico em Administração de Empresas, Consultor e Instrutor em Gestão de Tecnologia Empresarial e Negócios Eletrônicos.

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