Menu

Coluna / Gestão Empresarial / Quero ser patrão

A grande maioria pensa em ser patrão, entre outros motivos, por estar entediada em ficar sentado atrás de uma mesa de trabalho, lidando com clientes “chatos” o dia todo e ainda escutando o seu chefe constantemente reclamando. Se você quer empreender para fugir disso ou algo parecido, digo apenas, reveja seus conceitos, porque ser patrão está longe de ser uma zona de conforto.

Para ser patrão, no caminho do empreendedorismo, tem que por na bagagem algumas considerações:

Foto: www.motivo.meFoto: www.motivo.me

Empreender é um desafio

Empreender apresenta obstáculos que não teria de enfrentar, se continuar trabalhando para alguém ou alguma organização.

Na bagagem do empreendedor inclui manter o controle, além de suas finanças, do caixa da empresa, contratação e gestão de pessoal, negociações constantes com fornecedores, gestão das operações da empresa e realização de pesquisas de mercado constantes. Tais requisitos são como as velas de um barco, capazesde direcionar a empresa no mar da concorrência.

Buscar, aprender e desenvolver novas habilidades e conhecimentos

A fim de superar os desafios que serão apresentados no caminhar do empreendimento, é preciso desenvolver novas habilidades e melhorar as já existentes.

Assim, o pacote de habilidades inclui a gestão do tempo, a organização, a comunicação, o trabalho em equipe, os cálculos, as apresentações, o planejamento de negócios, a logística, o estoque, o desenvolvimento de uma marca, as mídias sociais, entre tantas outras.

Eficiência

Executando o próprio negócio significa que o empreendedor começa a estabelecer os prazos.

Neste momento o empreendedor está por sua conta e riscoe,por isso, é importante ser autodisciplinado o suficiente para fazer as coisas na hora certa, para que a empresa possa fazer um bom progresso.

Enfim, ser um empreendedor significa que fará o uso de muitos “chapéus” diferentes.

Estes incluem: o de líder, de comerciante, de gerente, de relações públicas, de negociador, pesquisador, etc.

E experimentar este tipo de variação todos os dias pode ser muito gratificante, desde que esteja preparado para aprender todas as habilidades e conhecimentos necessários para executar essas funções para as quais se propôs, quando decidiu pegar a mala e trilhar pelo caminho do empreendedorismo.


Ser o próprio patrão

E sendo patrão do negócio, será o maior responsável pelo negócio, que compreende entre o insucesso até o sucesso.

Neste sentido, responsável significa que poderá fazer as coisas à sua maneira. Isso dará a “liberdade”de fazer o que quiser com o seu negócio diariamente.
Ufa... são tantas coisas que são levadas em consideração!

Agora, se você tem um plano de negócios bem construído e pesquisando encontrou um espaço no mercado, que chamamos de oportunidade e, que se pode conectar com algo que se tem vontade ou gosta de fazer, então vale a pena dar o salto e ser patrão!

Os sonhos realmente podem se tornar realidade – se a preparação for do mesmo tamanho!



Wagner Alessandro Nogueira é Administrador de Empresas e Pós-graduado em Gestão de Negócios - Consultor e Instrutor em Gestão Empresarial. 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos