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Coluna / Gestão Empresarial / O que te motiva? Dinheiro, status, reconhecimento?

Tudo isso contribui, mas, o que realmente motiva, é ter um objetivo bem definido. E quais são seus desafios? Você tem se superado a cada dia?

Como saber se existe progresso onde não há referências? Precisamos ter metas, metas e mais metas...
Então, como estabelecer uma meta? 
Bem, precisamos de um método e, ao contrário do que se possa imaginar esse método pode ser bem simples e prático.
Senão, vejamos!

Existem duas fases fundamentais para se estabelecer uma meta: 
- a primeira é a identificação, especificar um foco entre nossas possíveis necessidades;
- a segunda é definir a distância entre “especificar” e “atingir” a meta, através de uma técnica e, uma boa técnica, é a SMART.

Utilizando um acróstico temos a seguinte situação:

S especificar – viagem nas férias para “cidade tal”
M mensurar – vou precisar de R$ 1.500,00.
A atingível – eu preciso economizar R$ 300,00/mês.
R realista – eu posso reduzir gastos na ordem de R$ 200,00 com lazer, salão de beleza e outras despesas no cartão de crédito e, mais R$ 100,00, cortando gastos com alimentação em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, etc.
T tempo – Eu terei R$ 1.500,00 em 05 (cinco) meses.

Esta técnica serve tanto para pessoas quanto empresas porque, individualmente, ou de forma coletiva, sempre buscamos um horizonte. Assim, esse método nos dá um “norte”, para não nos “perdemos” nas distrações do dia da dia. Afinal de contas, quantas vezes nos pegamos “boicotando” nossas próprias conquistas?!

O que se tem é muita iniciativa e pouca “metodologia”, ou seja, se começa muita coisa que vai por terra no meio do caminho e, consequentemente, poucas sobrevivem. E você, tem metas a serem conquistadas?




Wagner Alessandro Nogueira é Administrador de Empresas e Pós-graduado em Gestão de Negócios - Consultor e Instrutor em Gestão Empresarial.



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