Menu

Pauline Moura

Cálculo Renal (pedras nos rins): Recomendações Dietéticas Oxalato de Cálcio / PAULINE MOURA / COLUNA / NUTRIÇÃO

Você já teve pedra nos rins?

Foto ilustrativa/Reprodução: Getty ImagesFoto ilustrativa/Reprodução: Getty Images
Um baixo volume de urina causado por consumo insuficiente de líquidos ou perda excessiva de líquidos é um dos fatores de risco mais importantes para a formação de cálculos renais. Ou seja BEBA ÁGUA!

✅Os pacientes com cálculos devem aumentar o consumo de frutas  e vegetais. Isso pode ser especialmente relevante para pacientes com excreção urinária de citrato abaixo do ideal, pois frutas e vegetais fornecem bicarbonato,  precursores que podem promover maior excreção urinária de citrato.

E os pacientes que apresentam cálculos de oxalato?
✅ Aumentar o consumo de frutas e vegetais, pois  fornecem substrato (prebióticos) para o crescimento e colonização de bactérias do trato gastrointestinal favorecendo a degradação do oxalato

✅A piridoxina (vitamina B6) tem sido utilizada como adjuvante para pacientes com cálculo. Em pacientes com hiperoxalúria significativa não respondendo à intervenção dietética, a piridoxina pode oferecer uma opção suplementar para o tratamento.

O que fazer?
Fontes de oxalato que podem ser evitadas
*nozes e produtos de nozes
*amendoim
*ruibarbo
*espinafre
*farelo de trigo

✅Vale lembrar que a recorrência de cálculos renais pode ser “Alta absorção de oxalato relacionada a baixa ingestão de cálcio, conforme evidenciado pelos achados nos trabalhos científicos.

✅Mesmo que o cálcio pareça ser a causa das pedras de cálcio, não é. Nas quantidades certas, o cálcio pode bloquear outras substâncias no trato digestivo que podem causar pedras.
✅A suplementação de cálcio deve ser conduzida pelo nutricionista para ajustar a dose e o tipo de mineral adequado.

**VALE LEMBRAR QUE TODAS ESSAS MEDIDAS DEVEM SER ASSOCIADAS AO TRATAMENTO MÉDICO❗

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos