Menu

Campanha de vacinação contra a gripe começa nessa terça, 22

A campanha nacional de vacinação contra a gripe 2014 terá início em Sete Lagoas nessa terça-feira, 22. A expectativa é de que 46 mil sete-lagoanos sejam imunizados ao longo de toda a campanha que termina no dia 9 de maio.

Neste ano, o grupo das crianças que devem ser vacinadas teve a idade ampliada, atingindo também as que têm entre 2 e 5 anos incompletos. Antes, apenas as crianças de seis meses a menores de dois anos recebiam a vacina.

Vacina Idoso / Foto: DivulgaçãoVacina Idoso / Foto: Divulgação

Outros grupos prioritários para a campanha de vacinação atingem as gestantes, mulheres em pós-parto até 45 dias (puérperas), indígenas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e a população carcerária.

O gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Guilherme Menezes, explica que a vacina contra a gripe é segura e considerada a forma mais eficaz para evitar complicações, internações e até mesmo óbito por gripe. “A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no inverno, como o A/H1N1, A/H3N2 e B. A vacina é, sem dúvida, o meio mais seguro de se proteger contra a doença”, esclarece Menezes.

No ano passado, mais de 25 mil pessoas foram imunizadas durante a campanha, o que representou quase 80% do público esperado.

Guilherme conta que após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema, uma coloração avermelhada da pele, e induração.

“São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados”, explica Menezes.

O dia D de vacinação acontecerá no dia 26 de abril, “vamos fazer uma grande mobilização neste dia. As unidades de saúde com sala de vacina permanecerão abertas de 8 às 17h, realizando a vacinação. A ESF Monte Carlo, ESF Eldorado e ESF Progresso não tem sala de vacina, mas no Dia D estarão abertas de 9 às 16h. Queremos e precisamos que a população participe. Todas as pessoas que se vacinaram no ano passado devem receber a dose novamente”, pede o coordenador.

As doses da vacina estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município com sala de vacina, são elas: CS Santa Luzia, CS Orozimbo Macedo, CS Manoa, CS Santo Antônio, CS Várzea, CS São João, UBS Luxemburgo, UBS Cidade de Deus, UBS Belo Vale, ESF Esperança, ESF Catarina, ESF Alvorada, ESF CDI, ESF Barreiro e ESF Fazenda Velha.

Orientações para público alvo:

Doentes Crônicos

Para receber a dose, o doente crônico deverá comprovar que tem direito à vacina apresentando prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Caso o paciente não tenha nenhum desses documentos, a orientação é que ele vá à unidade onde recebe tratamento e solicite ao profissional de saúde que verifique seu cadastro nos programas de acompanhamento do Sistema Único de Saúde.

Trabalhadores da Saúde

Trabalhadores de saúde receberão a vacina nos serviços de saúde onde atuam. A vacina será ofertada apenas para os profissionais que atendem pessoas com suspeita de gripe.

Gestantes

A gestante tem garantia da vacina independente do período da gestação desde esteja com o cartão de gestante ou exame de Beta HCG positivo. Já as mães que deram à luz pelo menos 45 dias antes da vacinação terão que apresentar a certidão de nascimento do recém-nascido.

Para os demais grupos basta a apresentação de um documento de identidade e, se possível, a carteira de vacinação. “A carteira de vacinação é um documento e deve ser apresentado no momento da vacina. Caso não tenha o documento, solicite ao profissional de saúde e mantenha-o atualizado”, ressalta Guilherme.

Como nas campanhas anteriores, a vacina será aplicada em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças menores de 9 anos que nunca foram vacinadas, que receberão duas doses, sendo a segunda aplicação 30 dias após a primeira. “É importante que os pais coloquem em seu calendário esse retorno à unidade de saúde para a segunda dose da vacina”, reforça o gerente.


Com informações ASCOM Saúde.



Publicidade

+ Saúde

Sete Lagoas investe na qualificação de enfermeiros para tratamento de feridas

Sete Lagoas investe na qualificação de enfermeiros para tratamento de feridas

A Comissão de Feridas da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, em parceria com a empresa Convatec, promoveu nest...

Minas Gerais reconhece esforços municipais na vacinação com o Selo 'Bora Vacinar'

Minas Gerais reconhece esforços municipais na vacinação com o Selo 'Bora Vacinar'

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério Público de Minas Gerai...

Conversamos com a reumatologista da Clínica Juvenal Paiva sobre dores causadas pela chikungunya e seus tratamentos, confira!

Conversamos com a reumatologista da Clínica Juvenal Paiva sobre dores causadas pela chikungunya e seus tratamentos, conf…

Após ter febre, enjôo, dores de cabeça e manchas pelo corpo, um sintoma tende a permanecer por dias, semanas e até meses...

VÍDEO: Sete Lagoas ganha centro de atenção psicossocial moderno e acessível

VÍDEO: Sete Lagoas ganha centro de atenção psicossocial moderno e acessível

Na manhã dessa segunda-feira (22), foi entregue o novo Centro de Atenção Psicossocial, o CAPSad Maria Ferreira Saraiva. ...

Confira 8 dicas para ter uma coluna vertebral saudável por toda a vida

Confira 8 dicas para ter uma coluna vertebral saudável por toda a vida

A coluna vertebral, uma das estruturas mais importantes do corpo humano, requer cuidados constantes para permanecer saud...

Conheça 06 benefícios surpreendentes da Uva para a sua saúde

Conheça 06 benefícios surpreendentes da Uva para a sua saúde

 A uva, uma fruta comum e amada por muitos, é mais do que apenas um lanche doce e refrescante. Ela é uma potênc...

Confira 7 estratégias para reduzir os triglicérides no seu organismo

Confira 7 estratégias para reduzir os triglicérides no seu organismo

Os alimentos que consumimos durante as refeições fornecem energia para o corpo realizar suas funções normais. No entanto...

Sete Lagoas tem mais duas mortes por chikungunya confirmados

Sete Lagoas tem mais duas mortes por chikungunya confirmados

Na manhã desta terça-feira (16), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais duas mortes por Chikungunya em Sete Lago...

Entenda como o vírus HPV pode se manifestar

Entenda como o vírus HPV pode se manifestar

Principal causa do câncer de colo de útero, também relacionado a mais outros cinco tipos de cânceres, a infecção pelo pa...

Hospital Nossa Senhora das Graças alcança excelência em segurança do paciente e se torna referência regional

Hospital Nossa Senhora das Graças alcança excelência em segurança do paciente e se torna referência regional

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) em Sete Lagoas, Minas Gerais, demonstra um compromisso exemplar com a seguran...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos