Menu

Governo de Minas apóia movimento para que Rio São Francisco seja patrimônio da humanidade

Em Januária, no Norte de Minas, o governador em exercício Antonio Anastasia participa de Ato Público em Defesa do Velho Chico, promovido pela Maçonaria.
O Governo de Minas apóia e vai trabalhar com firmeza para que o Rio São Francisco seja reconhecido com o título de Patrimônio da Humanidade, conforme declarou o governador em exercício Antonio Anastasia, neste domingo (04/10), em Januária, Norte de Minas, seguindo determinações do governador Aécio Neves. Anastasia participou do Ato Público em Defesa do Rio São Francisco, promovido pela Maçonaria, por meio do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte). “Vamos participar de maneira muito veemente, mostrando os equívocos da transposição”, afirmou.

 “Todos nós estamos unidos em prol do Rio São Francisco, independente de partidos”, observou Anastasia em seu pronunciamento, citando as presenças de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e toda a bancada de deputados federais e estaduais do Norte de Minas. O evento fez parte do XVI Encontro da Maçonaria do Norte de Minas e também contou com a participação de representantes de Sergipe e da Bahia. A instituição e outras entidades parceiras estão revigorando o movimento, lançado em 2001, pelo reconhecimento do Rio São Francisco como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Na Carta final do encontro, lida pelo Grão-Mestre Janir Adir Moreira, da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, os maçons lembram que o Rio São Francisco “paga caro o preço da ingratidão do homem que, ao longo dos séculos, buscou apenas explorá-lo, sem a preocupação depreservá-lo”.

O governador em exercício lembrou a importância do ato público: “No Dia de São Francisco, data da descoberta do Rio, mais de 500 anos atrás, (hoje) é um grande evento para todos nós, patrocinado pela Maçonaria, pela Prefeitura de Januária, com a presença dos parlamentares, prefeitos, sociedade civil, em defesa do rio, em defesa dos recursos hídricos de Minas e do Brasil”.

Para conquistar o título para o Rio São Francisco, é preciso, segundo Anastasia, “em primeiro lugar, a preservação do Rio, a consciência da sua relevância, e, mais do que isso, todos os níveis de governo percebendo que o Rio deve ser mantido como está e como nos foi doado pela natureza para aproveitarmos bem os seus dotes e todas as suas grandes riquezas”. O processo de reconhecimento do Rio São Francisco como patrimônio exige uma série de medidas de preservação, a maior reivindicação dos moradores das cidades banhadas por ele.

Minas Verde

O prefeito de Januária, Maurílio Arruda, explicou que o município foi incluído pelo Governo de Minas no programa Minas Verde, sendo contemplado com um centro de estudos de florestas modelo Pandeiros.
“Temos também a Maçonaria abraçando uma causa política e de bons propósitos e isso nos faz acreditar e sonhar com um futuro melhor para as próximas gerações”, enfatizou.

O XVI Encontro da Maçonaria do Norte de Minas foi uma das atividades das comemorações pelos 149 anos de Januária, que prossegue até o dia
11 de outubro. Entre as principais atrações estão os passeios no Rio São Francisco a bordo do tradicional vapor Benjamim Guimarães,
campeonatos esportivos e feiras de comidas típicas e artesanato.

No dia 07, data do aniversário da cidade, acontece a Procissão Luminosa de São Francisco de Assis e Romaria das Águas com São Pedro;
show pirotécnico e apresentações artísticas.

foto: Osvaldo Afonso / Secom MG


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos