Menu

Zoonoses de Matozinhos revela que cidade está correndo risco de epidemia de Dengue e Chikungunya

O setor de Zoonoses da cidade de Matozinhos divulgou os últimos dados do Levantamento do Índice Rápido do mosquito Aeds Aegypti de janeiro deste ano. Os dados são preocupantes, pois a cada 100 casas 4,3 apresentam o foco do inseto causador da Dengue e da Chikungunya.


Alerta para possível epidemia de Dengue e Chikungunya / Foto Ilustrativa: wikimapia.orgAlerta para possível epidemia de Dengue e Chikungunya / Foto Ilustrativa: wikimapia.org

Segundo o Ministério da Saúde o recomendável é 1% em cada 100 casas. Neste caso Matozinhos corre risco de ter epidemia de dengue. O índice teve um maior aumento devido à falta de água na cidade e da população estar utilizando como reservatórios tanques, barris, tambores abertos sem proteção o que gera a proliferação do mosquito. Informou a Zoonoses.

O levantamento é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e, consequentemente, aleta os possíveis pontos de epidemia da doença. Locais que devem ser tratados para combater o mosquito. Em relação a febre Chikungunya, Matozinhos foi a primeira cidade do estado a registrar a doença em 2014.

A melhor forma de combater a doença é eliminar o foco de acúmulo de água, como não deixar a caixa d’água sem tampa, garrafas, pneus expostos à chuva, pratinhos de plantas devem sempre ter areia no fundo para evitar água parada, dentre outras medidas. Para mais informações entre em contato com o setor de Zoonoses de Matozinhos no (31) 3712-7184.


Com Pordentrodetudo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos