Menu

Serra do Cipó recebeu aumento de 30% no efetivo de militares em prol da segurança do local

A Serra do Cipó após os homicídios do advogado Alexandre Werneck de Oliveira, de 46 anos, e da namorada Lívia Viggiano Rocha Silveira, de 39 anos, em janeiro de 2014, assustou frequentadores e afugentou cerca de 60% dos turistas da região.

A Serra é considerada um lugar ideal para o descanso e para desfrutar as belezas naturais que costam com paisagens de lindas cachoeiras, serras, vegetação nativa. O receio dos turistas aumentou na época subseguente ao ocorrido, devido ao patrulhamento policial ser pouco no local.

Serra do Cipó / Foto Divulgação: visiteaserradocipo.com.brSerra do Cipó / Foto Divulgação: visiteaserradocipo.com.br

De acordo com a Polícia Militar, a Serra do Cipó recebeu, no início deste ano um aumento de 30% no efetivo de militares, e ainda este mês contará com reforços de policiais de cidades vizinhas, principalmente nos fins de semana e nas altas temporadas.

O fluxo de visitantes no parque chega à média de 20 mil pessoas. Segundo o tenente Murilo Melo que desde a morte do casal a Polícia tem estado mais presente na região, alegou que nenhuma outra ocorrência grave foi registrada.

“Aumentamos a realização de rondas rotineiras nos principais pontos turísticos. Para isso, estamos fazendo também, desde o ano passado, um patrulhamento com bicicletas para facilitar o acesso dos militares a determinados locais”, explicou o tenente

Segundo os donos de hotéis e pousadas, o local conta com sistema de segurança e que o ato de latrocínio é um fato isolado. “Aqui é muito tranquilo e acho que isso somente deturpou a imagem da região. A grande maioria das pousadas da cidade conta com esquema de segurança e qualquer um pode vir com tranquilidade para cá”, diz a empresária Raquel Machado.

Mesma avaliação do secretário de Turismo e Meio Ambiente de Santana do Riacho, Gustavo Campos. “Nossa cidade é a principal porta de entrada para o parque, e toda a mídia negativa, na época do crime, acabou resultando em baixa de quase 60% dos visitantes nos meses posteriores ao incidente. Foi algo muito prejudicial e também irreal, pois não estamos sofrendo um surto de violência aqui. Pelo contrário”.

No mirante onde o crime de homicídio aconteceu ao casal no ano passado, turista dá sugestão de ter uma guarita da PM no local, para dar mais tranquilidade ao visitante. Contudo na opinião do aposentado Rogério Conte de 50 anos, a Serra do Cipó é um paraíso.

Os autores pelo homicídio do casal, Helton Moreira de Castro, de 20 anos e Marcos Magno Peixoto Faria de 26 anos, permanecem detidos no presídio Inspetor José Martinho Drummond, em Ribeirão das Neves. Na época do ocorrido, a dupla confessou o crime.

Castro foi condenado a 48 anos de prisão pelos duplos crimes de latrocínio e ocultação de cadáver, além de estupro. Já Faria teve o processo desmembrado ao ter alegado insanidade mental. Ele tem uma audiência de instrução marcada para fevereiro, mas não há data para julgamento, segundo informação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, TJMG.

Segundo a Polícia Militar, o furto de veículos era o crime mais comum na região, mas após o aumento de efetivo no local as ocorrências estão em queda desde o ano passado.


Com O Tempo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos