Menu

Projeto Rede Geral inicia atividades em Janaúba em busca do desenvolvimento regional

Esta semana, de 25 a 28 de setembro, ocorre em Janaúba-MG a oficina de planejamento do projeto "Rede de Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável do Território da Cidadania Serra Geral no Plano Brasil Sem Miséria", o Rede Geral . 

O projeto tem o objetivo de organizar uma rede de parceria territorial e entre unidades da Embrapa para capacitação de extensionistas e agricultores em estratégias de inclusão produtiva e métodos participativos de assistência técnica e extensão rural. Busca, assim, garantir a produção sustentável por agricultores familiares e a viabilização socioeconômica desse importante contingente da sociedade civil, na perspectiva do desenvolvimento regional e territorial. 

Oficina de planejamento do projeto / Foto: Divulgação EmbrapaOficina de planejamento do projeto / Foto: Divulgação Embrapa

O Rede Geral é ligado ao Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, que é direcionado a brasileiros cuja renda mensal familiar é de até R$ 70 reais por pessoa. Existem no país, 16,2 milhões de pessoas nessa situação, segundo dados do Censo 2010 do IBGE. O Rede Geral faz parte do eixo de inclusão produtiva rural do Brasil Sem Miséria, cuja prioridade é aumentar a produção do agricultor através de orientação e acompanhamento técnico, oferta de insumos e água. 

Nesse mesmo eixo, 13 territórios de cidadania são atendidos por projetos de diferentes unidades da Embrapa, sendo o Território Serra Geral o único localizado na região Sudeste. Os outros 12 estão localizados no Semiárido nordestino. 

O Rede Geral é coordenado pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - Campus Janaúba, com o Centro de Agricultura Alternativa (CAA) e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). 

A oficina de planejamento é considerada o pontapé inicial do projeto e tem como objetivos: -integrar instituições que trabalham com o desenvolvimento rural para construção de um plano de inclusão produtiva das famílias do Território da Cidadania Serra Geral no Plano Brasil Sem Miséria; - socializar o projeto com os agentes territoriais; - diagnosticar e aperfeiçoar as demandas de tecnologias com os agricultores familiares; - planejar as ações com funções e responsabilidades da Embrapa e parceiros; - e estabelecer estratégias para o desenvolvimento das atividades. 

A programação contempla dois dias de reunião no auditório da Unimontes - Campus Janaúba e dois dias de visitas a municípios onde está prevista a instalação de Unidades Coletivas de Aprendizagem (Francisco Sá, Matias Cardoso, Monte Azul e Pai Pedro). 

Líder do projeto Rede Geral e analista da Embrapa Milho e Sorgo, Fredson Ferreira Chaves explica que as Unidades de Aprendizagem são "modelos de sistema de produção, visando a construção coletiva dos conhecimentos, com validação, demonstração e transferência de tecnologias para a região, a partir do diálogo entre pesquisa, extensão e agricultor". Essas unidades servirão como espaços de discussão, onde se pretende, através da capacitação continuada, desenvolver ou adaptar sistemas de produção com tecnologias que promovam o aumento da renda do produtor. 

Na abertura da oficina, o chefe do Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes - Campus Janaúba, Marcos Koiti Kondo, afirmou que as demandas por tecnologias da região devem ser articuladas de forma coerente para viabilizar os trabalhos. Marcos espera que o projeto possa viabilizar maior contato do Departamento de Ciências Agrárias com a realidade do campo e com os produtores rurais. 

Saiba mais 

Localizado geograficamente no Norte de Minas Gerais, o Território Serra Geral é composto por 16 municípios, sendo eles: Manga, Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Gameleiras, Mato Verde, Catuti, Serranópolis de Minas Gerais, Porteirinha, Pai Pedro, Nova Porteirinha, Janaúba, Verdelândia, Jaíba, Riacho dos Machados e Matias Cardoso. 

O Território da Serra Geral possui uma área de 20.581,20 Km², cuja população total é de 285.678 habitantes (Censo 2010, IBGE), dos quais, 105.196 vivem na área rural, o que corresponde a 36,82% do total. 

O Território possui 19.357 agricultores familiares, 1.793 famílias assentadas e 21 comunidades quilombolas. Há 41.967 pessoas na faixa de extrema pobreza.

Da Redação com informações de Ascom Embrapa



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos