Menu

Museu Peter Lund é inaugurado com acervo de fósseis cedidos pela Dinamarca

O governador Antonio Anastasia inaugurou na última sexta-feira (21), ao lado do príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik André Henrik Christian, e da princesa Mary Elizabeth o Museu Peter Lund, museu de território inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região de Lagoa Santa.

O Museu Peter Lund compreende todo o Parque do Sumidouro, onde foi construída a sede ao lado da Gruta da Lapinha. Nela, estão reunidos fósseis descobertos Comitiva em visita a Gruta da Lapinha, próxima ao museu / Foto: Omar Freire - Imprensa MGComitiva em visita a Gruta da Lapinha, próxima ao museu / Foto: Omar Freire - Imprensa MGpor Lund, no século 19, durante suas pesquisas na região de Lagoa Santa. O governo da Dinamarca cedeu a Minas, em comodato, por três anos, 82 fósseis encontrados pelo naturalista e que teriam sido enviados àquele país em 1846. As peças estavam no Museu de História Natural dinamarquês.

O Governo de Minas investiu R$ 5,3 milhões na obra. O prédio, que abriga a sede do Museu Peter Lund, possui 1.850 mil metros quadrados e será um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa. O espaço dispõe de duas salas para que o visitante tenha conhecimento dos planos de manejo do parque e espeleológico, além de salas multiuso e de exposição, sendo uma delas dedicada ao acervo vindo da Dinamarca, espaço para reserva técnica, conservação e restauro de obras, café e loja.

O Museu integra a ‘Rota das Grutas Peter Lund’, um projeto que está sendo implementado pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Cultura e de Turismo. O objetivo é promover o desenvolvimento regional por meio do turismo, com a estruturação de um roteiro nacional e internacional de conhecimento, pautado em elementos naturais e culturais da região cárstica nos municípios que englobam a Rota – Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo.

O Museu de Ciências Naturais da PUC Minas é o marco zero da Rota que inclui o túmulo de Peter Lund, o Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, o Parque Estadual do Sumidouro (Lagoa Santa), as grutas Rei do Mato (Sete Lagoas) e de Maquiné (Cordisburgo), terminando no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo.

O espaço já pode ser visitado. Os ingressos custam R$ 15,00 com direito a visitação a Gruta da Lapinha. O Museu funciona de terça a domingo - de 9h às 16h30. O endereço é Estrada Campinho Lapinha, km 6 – Lagoa Santa. Mais informações pelo (31) 3689-8592.

Da Redação, com informações de Agência Minas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos