Menu

Tópico especial II - Disciplina é essencial

Não só dentro da academia, pista ou quadra, os praticantes das modalidades esportivas devem ter um cuidado especial com vários fatores tais como: refeições, descanso e a preparação para a próxima sessão de exercício. Todos esses itens devem fazer parte de um programa de exercícios físicos e não apenas uma ficha prescrita por um professor, instrutor ou monitor.

dedicacaodedicacaoBasta lembrar que os grandes campeões nas modalidades esportivas aliam uma excelente genética (aqui estamos ignorando os efeitos do doping), os melhores treinadores e a disciplina.

Como no dia-a-dia não lidamos com atletas top line e sim com praticantes de atividades físicas que querem apenas melhorar o desempenho, podemos então “driblar” a limitação genética e com muita disciplina conseguir um bom resultado. Não estou afirmando que podemos ter o mesmo desempenho em relação a algum atleta que tenha uma genética favorável, mas podemos sim, ter ganhos satisfatórios.

Em uma sessão de musculação, por exemplo, dura entre 60 e 90 minutos em média, e a frequência dos alunos é em média 3 vezes por semana. Os estímulos físicos nos quais os alunos se submetem seja objetivando hipertrofia, força ou mesmo a melhora na qualidade de vida, são apenas uma parte de um processo. No restante do tempo os ganhos obtidos com os exercícios podem ser potencializados com refeições adequadas, sono, hidratação ideal etc.

Faça sua parte, estabeleça metas a curto, médio e longo prazo e converse com seu professor. 

Lembre-se: procure um profissional capacitado.

Emerson Rodrigues Pereira (CREF 13880 G) é graduado em Educação Física no UNI-BH (2006), pós graduado lato sensu em Nutrição Humana e Saúde UFLA(2007) e em Treinamento Esportivo pela UFMG (2008). Atualmente faz curso de mestrado em Ciências do Esporte na UFMG e está envolvido em pesquisas científicas relacionadas à Fisiologia do Exercício com ênfase em termorregulação, metabolismo e fadiga. 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos