Menu

Sauna e hidratação: cuidados necessários

É comum observarmos em clubes ou mesmo bares a prática do banho de sauna por pessoas com diferentes perfis, sendo essas saudáveis ou não. 

O banho de sauna é um costume muito popular em diversas partes do mundo e sua prática ocorre há séculos, sendo comum inclusive ser recomendada com objetivo terapêutico para várias doenças e, portanto, utilizado também em clínicas especializadas, como os Spas.

Alguns cuidados devem ser observados para essa prática, no entanto, aparentemente não existe nenhum controle para os freqüentadores das saunas brasileiras, principalmente em bares e clubes.

Um fator determinante para a boa qualidade de vida é uma hidratação adequada, no entanto, em um banho de sauna pode-se perder quantidades consideráveis de água através da sudorese e assim desidratar o indivíduo. Diante disso, uma terapia até então com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, pode tornar-se um sério risco à saúde. 

A reposição de líquidos para os freqüentadores das saunas é tão essencial como para praticantes de atividades físicas que promovem a perda de água pelo suor. Apesar disso, o que é observado, principalmente nos clubes, são freqüentadores praticarem a famosa “peladinha” com os colegas e daí sair diretamente para a sauna, sem se preocupar com a ingestão de líquidos. 

Ora, se o exercício físico por si já é capaz de promover uma grande perda de água e eletrólitos pelo suor, o indivíduo já vai chegar à sauna em um estado avançado de desidratação, e o fato de ficar na sauna vai apenas piorar seu estado. Diante disso, a sugestão é que após a atividade física haja uma reposição adequada de água (e não de cerveja) antes de entrar na sauna e a cada intervalo em que sair da sauna, aproveitar e se hidratar novamente. Assim somente serão aproveitados os benefícios da sauna e os efeitos malefícios serão minimizados. 

Apesar de não haver muita divulgação, existem muitos casos de pessoas que passam mal dentro de saunas principalmente por desidratação ou hipotensão. Em ambos os casos o risco torna-se maior quando a pessoa está sozinha dentro da sauna, o que é comum quando estas têm sauna em casa e assim o socorro pode chegar tardiamente.

Após o banho de sauna, o ideal é tomar novamente água e aí sim, se quiser tomar a famosa “cervejinha” com os amigos, façam isso, porque afinal ninguém é “de ferro”, mas sempre devemos cuidar da nossa saúde em primeiro lugar.As informações aqui contidas são apenas um alerta e não têm o intuito de desestimular a prática do banho de sauna, muito pelo contrário, deve servir como incentivo para a prática com os cuidados necessários.

Literatura sugerida:
Talebipour B.; Rodrigues, L.O.C.; Moreira M.C.V. Effects of sauna on cardiovascular and lifestyle-related diseases. Rev Bras Med Esporte. vol. 12, n. 4,  Jul/Ago, 2006



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos