Menu

Mudanças na resolução do quadro de escolas estatuais e designação começa no dia 28

A Resolução SEE nº 2.741, de 20 de janeiro de 2015, responsável por organizar o funcionamento da rede pública estadual durante o ano letivo, através da Secretaria de Estado de Educação, foi publicada no Diário oficial dos Poderes do Estado na quarta-feira, 21.
O documento estabelece normas para a organização do Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais e a designação para o exercício de função pública na rede estadual de educação básica e, neste ano, trouxe novidades.

Uma das principais mudanças é a permissão para que o professor habilitado em Educação Física lecione em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Até o ano passado, o responsável por conduzir as aulas do componente curricular Educação Física nessa etapa de ensino era o regente de turma.

Com a nova resolução, podem dar essas aulas professores de Educação Física efetivos da escola que tenham horário disponível ou poderão ser designados professores habilitados para conduzir a aula.

Professor de educação física poderá dar aula para ensino fundamental / Foto Ilustrativa: escolafazdeconta.com.brProfessor de educação física poderá dar aula para ensino fundamental / Foto Ilustrativa: escolafazdeconta.com.br

A aula de Educação Física somente será ministrada pelo regente da turma caso a escola não tenha um professor efetivo ou não consiga contratar um designado habilitado. A prioridade desse profissional, contudo, é para turmas de anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Outra novidade apresentada na resolução é a comprovação de estudantes que trabalham e estudam à noite. Além da carteira de trabalho e do contrato, o aluno pode comprovar que trabalha com a apresentação da previdência social, em que se comprove a inscrição e recolhimento como trabalhador autônomo ou a apresentação de declaração firmada por um responsável e pelo próprio adolescente maior de 16 anos.

A resolução anterior, publicada em novembro de 2013, já contemplava alunos que comprovadamente trabalhassem, estivessem inscritos em Programas de Menor Aprendiz, estivessem matriculados nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, EJA, e que participassem de Programas de Educação Profissional concomitantes ao ensino médio. Este ano, estão incluídos também aqueles que estão regularmente matriculados como estagiários, estão submetidos a medidas socioeducativas, além de mães e pais adolescentes com filhos com menos de seis anos.

A resolução do quadro de escolas foi discutida com entidades da Educação, como o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Sind-UTE, e a Associação de Diretores de Escolas Oficiais de Minas Gerais, Adeomg.

Segundo a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, o documento é importante para o funcionamento das escolas. “Espero que essa resolução possibilite que tenhamos um início de ano mais tranquilo, com maior estabilidade para a melhoria do aprendizado dos alunos”, afirma.

A resolução traz também algumas outras novidades que repercutem no dia a dia das escolas. Uma delas é a substituição de auxiliar de serviços de educação básica, ASB, em caso de afastamento. Até o ano passado, a contratação de um substituto só era permitida após 30 dias de afastamento. Com o novo documento, esse prazo diminuiu para 15 dias.

Várias mudanças no quadro de pessoal, principalmente a redução do prazo para nova designação / Foto Ilustrativa: uipi.com.brVárias mudanças no quadro de pessoal, principalmente a redução do prazo para nova designação / Foto Ilustrativa: uipi.com.br

Algumas penalidades, que já eram previstas em anos anteriores, foram amenizadas esse ano. Como é o caso das faltas para servidores designados. O servidor designado que tinha um número de faltas superior a 10% de sua carga horária mensal de trabalho era dispensado. Agora, esse número sobe para 15%. Antes, o candidato à designação que aceitasse a vaga e não comparecesse no dia determinado só poderia ser novamente designado em escola estadual do mesmo município depois de 120 dias. Com a nova resolução o prazo cai para 60 dias.

Outra novidade afeta os professores efetivos da rede que ocupam cargos inferiores à jornada padrão do Estado, que é de 24 horas semanais. Um educador que não tinha o cargo completo na escola poderia completar por meio de extensão de jornada e tinha que renovar esse vínculo anualmente.

Agora, o educador que assume um cargo vago do mesmo componente curricular da sua titulação e na mesma escola pode solicitar à Secretaria de Estado de Educação que a carga horária adicional integre sua carga horária, sem ultrapassar o limite das 24 horas semanais. Após essa alteração, sua carga horária não poderá ser reduzida, salvo na hipótese de remoção e de mudança de lotação, com a expressa concordância do professor. Nesse caso, a remuneração será proporcional à nova carga horária.

Também vale destacar uma alteração que interfere nas escolas indígenas. A partir deste ano, as escolas indígenas com mais de cem alunos poderão contratar secretários, de acordo com a resolução. Escolas que funcionam em unidade prisional, Centro Socioeducativo e escolas onde a direção é exercida por coordenador não contam com esse profissional. Essas escolas são aquelas que, em geral, têm poucos alunos.

A resolução define ainda critérios para a designação de servidores para o ano letivo de 2015. A chamada inicial para designação será feita entre os dias 28 e 30 de janeiro. Antes desse período, cabe aos diretores de escolas definir o quantitativos de cargos necessários para o funcionamento das instituições.

Segundo a resolução, terá prioridade no momento da designação o candidato concursado para o município ou Superintendência Regional de Ensino, SER, e ainda não nomeado, obedecida a ordem de classificação do concurso. Em segundo lugar, estão candidatos concursados para outro município ou SRE. Todos os critérios para a designação estão no Art. 45 na resolução.


Com Agência Minas

 



Publicidade

+ Região

‘Justiça por Joca’: Proprietários de cães realizam manifestação no Aeroporto de Confins; veja o vídeo

‘Justiça por Joca’: Proprietários de cães realizam manifestação no Aeroporto de Confins; veja o vídeo

Tutores de cães se reuniram no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, para exigir justiça pela morte do golden retriev...

Epamig realiza capacitação com curso de aperfeiçoamento sensorial em queijos artesanais mineiros

Epamig realiza capacitação com curso de aperfeiçoamento sensorial em queijos artesanais mineiros

Na última semana, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promoveu em São ...

Trilhas de Futuro Impulsionam número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais

Trilhas de Futuro Impulsionam número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais

Os dados do Censo Escolar, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacion...

Encerra dia 9 de maio o segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A

Encerra dia 9 de maio o segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A

O segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A (MGI), uma entidade estat...

Polícia Federal rastreia e prende suspeito de envolvimento com cédulas falsas em São Gonçalo do Abaeté

Polícia Federal rastreia e prende suspeito de envolvimento com cédulas falsas em São Gonçalo do Abaeté

A Polícia Federal prendeu um jovem de 26 anos na tarde de quarta-feira (24) sob a acusação de envolvimento com cédulas f...

Exposição 'Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado' no Museu dos Militares Mineiros

Exposição 'Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado' no Museu dos Militares Mineiros

Museu dos Militares Mineiros apresenta a exposição "Do Passado ao Presente: Tiradentes e seu Legado", que aborda a vida ...

Bandidos invadem sítio, amarram vítimas e levam R$ 47 Mil em Barbacena

Bandidos invadem sítio, amarram vítimas e levam R$ 47 Mil em Barbacena

Três indivíduos foram detidos durante um assalto à mão armada em um sítio no último domingo (21/4), em Barbacena, na Zon...

Greve na UFMG: professores vão decidir se aceitam reajuste do governo

Greve na UFMG: professores vão decidir se aceitam reajuste do governo

Os professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão planejando uma assembleia geral na próxima quinta-fe...

Padre da Paróquia de Brumadinho é agredido e recebe ameaças durante caminhada

Padre da Paróquia de Brumadinho é agredido e recebe ameaças durante caminhada

A Polícia Civil iniciou uma investigação para apurar o ataque ao padre Cláudio José da Silva, da...

VÍDEO (CENAS FORTES): mulher é prensada por caminhão ao colidir com muro de residência em MG

VÍDEO (CENAS FORTES): mulher é prensada por caminhão ao colidir com muro de residência em MG

Grave acidente ocorreu no perímetro urbano de Borda da Mata, no Sul de Minas, na manhã desta sexta-feira (19/4). Câmeras...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos