Programa Estadual de Prevenção e Controle do Câncer de Próstata é lançado no novembro azul
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“Homem que é homem se cuida”, com esse lema a Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O ponto forte da campanha é sensibilizar os homens com mais de 45 anos para que eles procurem um urologista ao menos uma vez por ano e façam os exames preventivos. Aos homens negros ou com histórico da doença na família, os cuidados devem começar aos 40 anos, já que é um grupo que apresenta maior incidência da doença.
Além do câncer de próstata, a campanha também visa incentivar os homens a terem mais atenção com a própria saúde, já que as mortes masculinas por outros tipos de câncer e por doenças crônicas como hipertensão e diabetes são maiores que no público feminino.
Esta é a primeira vez que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) participa da campanha realizada mundialmente. E não por acaso, escolheu a data para criar uma Comissão para elaboração do Programa Estadual de Prevenção e Controle do Câncer de Próstata em Minas Gerais e da implantação e implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Para 2014 são esperados 68 mil novos casos de câncer de próstata no país. Em Minas, a expectativa é de 7.990 novos casos. No Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em Minas, é a neoplasia de maior mortalidade entre os homens.
Durante todo o mês de novembro a SES realiza ações de conscientização e mobilização voltadas à população masculina, com palestras em empresas com quadro de funcionários majoritariamente masculinos; distribuição de material informativo, entre outras.
Pontos turísticos e estátuas masculinas espalhadas nas ruas de Belo Horizonte serão iluminados de azul para lembrar a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde do homem.
Com informações Agência Minas.