Menu

Atlético vence Flamengo e reage no Brasileiro após quatro jogos sem vitórias

Em tarde de atuação correta e festa da torcida, o Atlético venceu o Flamengo por 2 a 0 neste domingo (19), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O resultado aliviou um pouco da pressão sobre o técnico "El Turco"Mohamed e pode representar o início de uma reação do Galo na competição nacional. Os gols atleticanos foram marcados por Nacho Fernández e Ademir.

foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Pressfoto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press

Extremamente cobrado pela maior parte da torcida, o Atlético precisava dar uma resposta positiva diante de um dos seus maiores rivais. O clássico com o Flamengo era tido como o "Dia D" para o técnico Turco no comando do Galo, e qualquer resultado além da vitória poderia significar uma demissão.

Com bom desempenho, o Atlético superou o Fla e convenceu. O Galo foi consistente defensivamente em grande parte do duelo, cedendo poucas chances ao adversário e neutralizando as principais armas adversárias. O resultado leva o time mineiro aos 21 pontos e ao 3° lugar na tabela, ainda que temporariamente.

O próximo compromisso do Atlético é, novamente, contra o Flamengo - desta vez, em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Os rivais voltam a se enfrentar no Mineirão às 21h30 da quarta-feira (22).

O jogo

Como esperado em um confronto da magnitude de Atlético e Flamengo, e levando-se em consideração os momentos de pressão vividos por ambas as equipes, a partida teve um início muito intenso no Mineirão. O Galo começou melhor, controlando a posse de bola e ameaçando - primeiro, com Allan de fora da área, depois, com Keno em jogada ensaiada de escanteio.

A partir dos 10 minutos, no entanto, o cenário mudou. O Flamengo cresceu no jogo e marcava maior presença no campo de ataque. Everson fez duas ótimas defesas - uma em cobrança de falta que teve desvio e outra no lance seguinte, em nova finalização de fora da área.

O bom momento rubro-negro durou pouco. O time de "El Turco" Mohamed logo retomou o controle da partida, tocando a bola com paciência e intensa movimentação para desestabilizar a organizada defesa flamenguista. O lado direito era o lado forte, com muitas trocas de passes entre Mariano, Vargas, Nacho e Hulk; mas o Galo também ameaçava em contra-ataques pela esquerda, com arrancadas potentes de Keno.

Sem conseguir encontrar muitos espaços por dentro, o Atlético apostava nos cruzamentos como arma principal. E assim, aos 31min, marcou o gol que abriu o placar no Gigante da Pampulha. Após bom cruzamento de Arana, Keno desviou e obrigou boa defesa de Diego Alves. No rebote, no entanto, Nacho Fernández apareceu livre para empurrar para as redes: 1 a 0.

O gol deu mais tranquilidade ao Galo no clássico. O time mineiro passou a aproveitar mais dos erros dos cariocas na saída de bola, que davam maiores sinais de nervosismo. De toda forma, a equipe de Turco não conseguiu ampliar o placar ainda na primeira etapa.

Individualmente, Mariano e Keno se destacaram na primeira etapa. O primeiro, especialmente, pela performance defensiva, com desarmes e bom posicionamento. Já o segundo pelo poder para puxar contra-ataques, arrancando em velocidade, aplicando bons dribles e acionando colegas bem posicionados. Motivo de preocupação para o Galo no primeiro tempo foi a perda de Jair, lesionado, para a entrada de Otávio.

Segundo tempo

Em desvantagem no placar, o Flamengo iniciou a segunda etapa com maior protagonismo. A equipe carioca controlava a posse de bola e buscava criar alternativas diante de uma organizada defesa do Atlético, que adotou postura mais cautelosa no retorno ao jogo.

Com o decorrer do tempo, o confronto ganhou em nervosismo. Entradas mais duras ocorriam por parte das duas equipes, resultando em muitas faltas. Aos 20 minutos, Turco renovou o fôlego do ataque, promovendo as entradas de Ademir e Rubens nas vagas de Vargas e Keno, respectivamente.

Os erros cometidos em contra-ataques eram um pequeno problema no jogo atleticano. Na metade da segunda etapa, o Galo desperdiçou grande chance de ampliar o placar em um lance com superioridade numérica, quando Allan prendeu demais a bola e demorou a acionar Hulk por dentro.

O Flamengo chegou com real perigo pela primeira vez aos 30 minutos, com finalização de fora da área. A bola passou perto da trave de Everson, rente ao canto direito do gol. Aos 37 minutos, novo susto em jogada de escanteio: após desvio de cabeça, Nathan Silva conseguiu afastar o perigo.

Aos 40 minutos, o alívio atleticano: Hulk foi acionado com cruzamento para a área e deu ajeitada especial para Ademir. O atacante teve a missão de dominar e finalizar para o fundo das redes, ampliando o placar: 2 a 0.

Na reta final da partida, restou ao Atlético controlar a vantagem e voltar a somar três pontos no Campeonato Brasileiro. O resultado findou uma sequência de quatro jogos sem vitórias do Galo.

ATLÉTICO 2x0 FLAMENGO

Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Otávio) e Nacho Fernández (Réver); Vargas (Ademir), Keno (Rubens) e Hulk (Sasha).
Técnico: "El Turco" Mohamed

Flamengo

Diego Alves; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Andreas Pereira (Willian Arão) e Everton Ribeiro (Lázaro); Arrascaeta, Vitinho (Marinho) e Gabigol (Pedro).
Técnico: Dorival Júnior

Motivo: 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: domingo, 19 de junho de 2022
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Gols: Nacho Fernández (Atlético, aos 31' do 1°T) e Ademir (Atlético, aos 40' do 2°T)
Cartões amarelos: Mariano, Nacho Fernández (Atlético); Marinho (Flamengo)

Público: 55.373
Renda: R$ 2.112.484,76.

Da Redação com Superesportes



Publicidade

+ Esportes

Democrata estreia na Série D contra o Nova Iguaçu; ingressos à venda

Democrata estreia na Série D contra o Nova Iguaçu; ingressos à venda

O Democrata estreará na Série D do Campeonato Brasileiro contra o Nova Iguaçu-RJ, vice-campeão carioca, no próximo sábad...

Volante Claudinei, ex-Atlético, volta ao Democrata para a Série D

Volante Claudinei, ex-Atlético, volta ao Democrata para a Série D

O Democrata de Sete Lagoas anunciou nesta quarta-feira (24) o retorno do volante Claudinei, ex-Atlético, para a disputa ...

Com show de Scarpa e susto no final, Atlético derrota Peñarol e segue invicto na Libertadores; veja os gols

Com show de Scarpa e susto no final, Atlético derrota Peñarol e segue invicto na Libertadores; veja os gols

Uma vitória crucial para consolidar a liderança no grupo e dar um passo importante rumo às oitavas de final da Copa Libe...

Cruzeiro só empata com La Calera e continua sem vencer na Copa Sul-Americana

Cruzeiro só empata com La Calera e continua sem vencer na Copa Sul-Americana

Em uma partida de baixo desempenho técnico, Cruzeiro e Unión La Calera-CHI ficaram no empate em 0 a 0 nesta terça-feira ...

Bela Vista comemora 94 anos com futebol, pagode e amizade

Bela Vista comemora 94 anos com futebol, pagode e amizade

Uma das 'crias' do Garimpo completou 94 anos de história nesse domingo (21). O Bela Vista Futebol Clube abriu os portões...

Cabulosas dominam clássico e goleiam Galo por 4 a 0 no Brasileirão Feminino

Cabulosas dominam clássico e goleiam Galo por 4 a 0 no Brasileirão Feminino

Em um clássico emocionante no Sesc Venda Nova, o Cruzeiro goleou o Atlético por 4 a 0 na tarde desse domingo (21), pela ...

VÍDEO: 1ª Corrida Amamos Correr foi uma grande festa do esporte e ainda cumpriu papel social

VÍDEO: 1ª Corrida Amamos Correr foi uma grande festa do esporte e ainda cumpriu papel social

Muita animação, solidariedade e prática esportiva de alta qualidade. Assim foi a 1ª Corrida Amamos Correr, realizada em ...

Veja as fotos do aniversário dos 94 anos do Bela Vista F.C

Veja as fotos do aniversário dos 94 anos do Bela Vista F.C

Fotos: Djhéssica Monteiro e Filipe Felizardo/ Sete Lagoas.com.br {gallery}fotos_eventos_2024/Aniversario_Bela_Vista{/...

Atlético bate Cruzeiro por 3 a 0 e quebra tabu na Arena MRV; veja os gols da partida

Atlético bate Cruzeiro por 3 a 0 e quebra tabu na Arena MRV; veja os gols da partida

Após uma série de resultados desfavoráveis, o Atlético conquistou sua primeira vitória sobre o Cruzeiro na Arena MRV. O ...

Copa 2001 Jeans tem sua 30ª edição em Sete Lagoas; confira os jogos da primeira rodada

Copa 2001 Jeans tem sua 30ª edição em Sete Lagoas; confira os jogos da primeira rodada

Começa domingo (21/04) uma das competições de futebol amador mais tradicionais da Cidade de Sete Lagoas: a Copa 2001 Jea...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos