Menu

Leia a cobertura do seminário “Cultura e Inclusão Social” produzida pelos Jovens Jornalistas do Serpaf

Leia a seguir a cobertura produzida pelos Jovens Jornalistas do Serpaf durante o Seminário “Cultura e Inclusão Social”, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de junho, no Casarão. Ao final de cada matéria está o nome e a idade de seu autor.

Música abre o Seminário “Cultura e Inclusão Social” do Serpaf

 

serpaf_cantocserpaf_cantocCerca de 15 adolescentes da oficina de música do Barreiro, monitorada por Gustavo Gonzalez, encantaram a todos na abertura do Seminário do Ponto Yporanga “Cultura e Inclusão Social”, no Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Casarão) no dia 7 de junho.

A música é uma das atividades do Ponto de Cultura Yporanga, projeto inaugurado em 2010, que se estenderá até 2013 com o objetivo de oferecer oficinas culturais em parceria com os municípios de Sete Lagoas, Paraopeba e Santana de Pirapama.

Além da música o Serpaf ministra oficinas de dança, teatro, ballet, artes e culinária para mais de 300 crianças, adolescentes e mulheres da terceira idade.

O evento contou com as palavras da diretora da instituição, Adriane Penna Branco, e Flávio de Castro, ex-secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, ambos netos de Dona Helena Branco, fundadora do Serpaf em 1948. “A arte é a melhor forma de incluir as pessoas sem preconceitos e discriminação” afirmou Flávio em palestra na abertura do evento.

Adolescentes da oficina de teatro também se apresentaram com a peça “Minha Criança Morreu”, coordenada por Paulo Henrique, o que mais uma vez encantou todo o público presente.

 

por Mariana Teixeira, monitora dos Jovens Jornalistas

Primeiro dia do Seminário “Cultura e Inclusão Social” é sucesso

 

serpaf_debateserpaf_debateNa manhã do dia 8 de junho a palestrante Carla Andrade proporcionou um bate-papo sobre “Cultura e Inclusão Social: Práticas de Políticas Públicas” com o público presente. No segundo andar do Casarão, em uma sala com vista para a Praça Tiradentes, Carla falou sobre a importância de se trabalhar as políticas públicas com todos da família e não apenas com um membro, como a criança. Afirmou ainda que a cultura desempenha um importante papel na execução do trabalho social.

 

Segundo a palestrante, no Brasil a inclusão social como política pública passou a ser entendida a partir de suas diversas linguagens e é aí que entra a cultura. “O Ministério Público garante o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, ele apoia e valoriza a difusão das manifestações”, complementou Carla.

 

O Serpaf, por sua vez, vem utilizando a cultura como ferramenta de inclusão social desde a sua fundação. “Minha avó sempre pensou o trabalho social dessa forma, explorando o potencial artístico de cada um. Foi assim com o cipó e até hoje essa é a nossa linha”, afirma Adriane Penna, diretora da instituição.

 

por Núbia da Silva, 15 anos e Joyce Caroline, 15 anos

Programação com palestras e apresentações teatrais agradou o público

 

serpaf_atorserpaf_atorAo longo dos três dias de evento foram expostos trabalhos realizados pelos adolescentes das oficinas de artesanato, arte-terapia, fotografia, música e apoio pedagógico. E também do bordado e cipó realizadas por mães da comunidade do Verde Vale, onde estão o Centro Comunitário e a Creche, importantes unidades do Serpaf.

 

Na palestra “Cultura e Empreendedorismo”, realizada no dia 08 de junho à tarde, a palestrante e consultora de empreendimentos, Miriane Fernandes de Paula, abordou sobre iniciativas para metas pessoais e no local de trabalho. Ela apresentou o tema aos que assistiam à palestra com dinâmicas interativas, que foram capazes de envolver totalmente o público.

 

Depoimentos de quem participou da palestra:

 

“A palestra estava ótima, pois tudo que foi falado pode nos ajudar a alcançarmos grandes metas pessoais”.

Elis Regina da Costa Silva, colaboradora do Serpaf.

 

“A palestra superou minhas expectativas sobre o seminário”.

Carlos Warlei Saúva, músico do APAE.

 

“O que me levou a realizar esta palestra foi o meu interesse em poder ajudar as pessoas a terem um pouco mais de informação”.

Mariane Fernandes de Paula, consultora de empreendimentos.

 

serpaf_teatrobserpaf_teatrobNo mesmo dia os presentes tiveram a oportunidade de conhecer a peça teatral “O Auto do Boi da Manta” com adolescentes do Serpaf. Estiveram presentes para prestigiar o evento os alunos da Escola Municipal Professor Teixeira da Costa, uma das escolas parceiras do Ponto de Cultura Yporanga e também a APAE de Sete Lagoas.

 

Acompanhe as entrevistas feitas por Samantha dos Santos Lima, 14 anos:

 

“Gostei muito e achei divertido”.

Hélio Rodrigues Iguês da Silva, estudante da APAE Sete Lagoas.

 

“Adorei e achei muito interessante saber novas culturas que os alunos ainda não conhecem”.

Lucimara Aparecida Linhares, estudante da Escola Municipal Professor Teixeira da Costa.

 

por Matheus Gabriel, 13 anos, e Thaynara Santos, 15 anos

 

Último dia do Seminário do Ponto de Cultura Yporanga propôs discussão e envolveu a plateia

 

serpaf_teatromserpaf_teatromNo dia 9, último dia do Seminário e da exposição dos trabalhos realizados por adolescentes do Serpaf, o evento contou com as palestras “Cultura e Mídia” pela manhã e à tarde com o tema “Cultura e Educação”, que agitaram o dia, cheio de atividades interessantes.

Na palestra sobre Educação, muitas pessoas participaram e uma dinâmica sobre os índios, operários e os cidadãos deu o que falar. “A proposta era envolver os presentes com uma esquete montada por eles, de improviso, para pensarmos juntos sobre a construção de uma cultura, o quanto ela é forte nas nossas vidas”, conta a palestrante Alcione Lopes.

Mais uma vez o grupo de teatro se apresentou com a peça “Zé Brasil, Zé Dend’água e o Político Ladrão”, pela tarde e também à noite, no encerramento do evento, antes do bate-papo com ilustres convidados – o secretário de Cultura e Comunicação Social, Fredy Antoniazzi, a assistente social Lea Braga, o diretor da Casa Guimarães Rosa, de Cordisburgo, Ronaldo Alves, e mais uma vez o ex-secretário de Planejamento e querido amigo do Serpaf, Flávio de Castro, convidado para mediar a conversa.

 

Os quatro, após assistirem atentamente à peça teatral, falaram sobre os desafios no trabalho com a comunidade, assunto da mesa redonda. Cada um deles contou sobre as experiências profissionais e pessoais em trabalhos com diferentes comunidades e todos falaram sobre o papel da cultura no contexto social.  “Para participar do Grupo Miguilins os jovens ficam dois anos sendo treinados e passam por um processo seletivo. Hoje o grupo é grande e conhecido, mas levou um bom tempo até conseguirmos envolver a comunidade de Cordisburgo”, afirmou o convidado Ronaldo Alves, que compartilhou suas ricas experiências na construção do projeto Museu Casa Guimarães Rosa, hoje uma referência no estado de Minas e até mesmo no Brasil.

 

Deu para sentir o quanto esse bate-papo foi enriquecedor para todos ali presentes, não é mesmo? O evento ficou com um gostinho de “quero mais” e a proposta foi marcar outro encontro com os adolescentes da oficina de teatro para desenvolver a discussão sobre o conteúdo da peça teatral apresentada “Zé Brasil, Zé Dend’água e o Político Ladrão”, que faz uma crítica sobre o contexto político atual e também sobre a apatia do eleitor brasileiro. “Nós queremos, sim, discutir com eles sobre o tema, é muito importante para nós e para a própria peça teatral a troca de idéias, já que ela está sempre em construção e pode ser aperfeiçoada”, comentou o adolescente João Paulo sobre a possibilidade de convidar o secretário de Cultura e Comunicação Social para uma boa conversa no Serpaf.

 

Acompanhe entrevistas feitas por Matheus Gabriel, 13 anos:

 

“A palestra foi interessante porque as pessoas estavam participando bastante e é importante para as pessoas o assunto apresentado”.

Marco Antônio, funcionário público.

 

“A palestra foi muito construtiva, uma boa divulgação do que é cultura”.

Maria Ângela Ramalho, do projeto Maturidade Ativa da Faculdade Cenecista.

 

“O amor, a educação e a necessidade de passar a contribuição do meu conhecimento, é o que me levou a fazer esta palestra.”

Alcione Lopes, pedagoga do Serpaf e palestra da oficina.

 

por Matheus Gabriel, 13 anos

Fotos de Leo Drummond 



Publicidade

+ Cidades

Fim de semana em Sete Lagoas: sol, calor e pouca chance de chuva

Fim de semana em Sete Lagoas: sol, calor e pouca chance de chuva

O fim de semana chegou e os moradores de Sete Lagoas podem se preparar para dias ensolarados e quentes, de acordo com a ...

Ação com cortes de cabelo gratuitos no Terminal Urbano foi um grande sucesso

Ação com cortes de cabelo gratuitos no Terminal Urbano foi um grande sucesso

O Terminal Urbano do Transporte Coletivo recebeu uma estrutura especial, na manhã desta sexta-feira, 26 de abril, para u...

Sete Lagoas: Assistência Social segue com capacitação Compreendendo o SUAS junto a servidores

Sete Lagoas: Assistência Social segue com capacitação Compreendendo o SUAS junto a servidores

Servidor capacitado significa um melhor serviço público prestado à população. Com essa premissa, a Prefeitura de Sete La...

5ª Feira Feminista de Sete Lagoas: inscrições abertas para expositoras

5ª Feira Feminista de Sete Lagoas: inscrições abertas para expositoras

A cidade se prepara para receber mais uma vez a Feira Feminista, um evento que se tornou referência na valorização da cu...

CEREST de Sete Lagoas alcança pontuação máxima em avaliação do Ministério da Saúde

CEREST de Sete Lagoas alcança pontuação máxima em avaliação do Ministério da Saúde

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Sete Lagoas, mais uma vez, é destaque em avaliação nacional q...

Passando a Limpo: de casa nova, programa recebe o presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas Caio Valace

Passando a Limpo: de casa nova, programa recebe o presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas Caio Valace

O programa Passando a Limpo estreou hoje (26) suas novas dependências, desta vez em estúdio próprio na Redação do SeteLa...

Homem é baleado na porta de casa em Sete Lagoas

Homem é baleado na porta de casa em Sete Lagoas

Um homem foi vítima de tentativa de homicídio na noite desta quinta-feira (25), no bairro Montreal, em Sete Lagoas. A ví...

Veja a previsão do tempo para Sete Lagoas nesta sexta (26)

Veja a previsão do tempo para Sete Lagoas nesta sexta (26)

Nesta sexta-feira (26), Sete Lagoas poderá desfrutar de um dia ensolarado com algumas nuvens, sem previsão de chuva. As ...

Assistência Social de Sete Lagoas realiza novo estudo com população em situação de rua

Assistência Social de Sete Lagoas realiza novo estudo com população em situação de rua

Com o objetivo de analisar o perfil da população em situação de rua (PSR) na cidade, com base em uma pesquisa realizada ...

Passando a Limpo desta sexta (26) recebe o vereador Caio Valace

Passando a Limpo desta sexta (26) recebe o vereador Caio Valace

O programa Passando a Limpo desta sexta-feira, dia 26, receberá o vereador de Sete Lagoas, Caio Valace, que foi eleito v...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos