Menu

Coluna / Novas Tecnologias / A aluna e o vendedor

Essa semana vou contar pra você um caso verídico, que aconteceu com uma aluna, e que nos mostra a importância de se conhecer minimamente sobre o ambiente digital antes de embarcar na primeira promessa milagrosa por resultados que jamais virão.

Segundo essa aluna, que trabalha em uma pequena empresa de uma cidade próxima a Sete Lagoas, na semana passada um vendedor procurou o proprietário do estabelecimento prometendo muitos clientes caso anunciasse em uma espécie de "guia de negócios" local, na internet.

Prontamente, a aluna - uma das que fez aquele trabalho de análise de presença digital mencionado na coluna da semana passada - começou a indagar o vendedor com perguntas que qualquer potencial cliente desse tipo de serviço, minimamente informado, deveria fazer:

- Como você consegue mensurar as pessoas que acessam seu site?
- É possível identificar as pessoas que entraram especificamente no anúncio da nossa empresa?
- Que tipo de filtro seu site fará para que somente nosso público-alvo veja nosso anúncio?
- Qual a média de acessos do seu site?
- Quanto seria o custo por clique ou por visualizações, ao invés de custo por período de veiculação do anúncio?

Ao constatar que a aluna conhecia da área e, pior, ao perceber que ele próprio não saberia responder às perguntas, o vendedor desconversou, aproveitou que outro cliente entrara no estabelecimento e, de fininho, deu no pé.

Foto Ilustrativa: televendasecobranca.com.brFoto Ilustrativa: televendasecobranca.com.br

A lição que fica é:

Se você é vendedor, principalmente de produtos ou serviços tecnológicos, saiba o que você está vendendo, caso contrário, fatalmente vai se deparar com pessoas que conhecem mais do que você.

E se você for (ou já tiver sido) abordado por representantes desse tipo de serviço, questione, desconfie de promessas mirabolantes (principalmente se estiverem acompanhadas de altos números em um curto período de tempo) e busque sempre uma segunda, terceira ou quarta opinião. Saiba minimamente qual serviço está sendo oferecido, como será feito e qual resultado é o esperado.

O risco de ficar desacreditado com um serviço de marketing digital é grande quando se é desapontado uma primeira vez. Portanto, saiba escolher bem o fornecedor desse tipo de serviço.



Marcelo Sander - @mbsander
Jornalista, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Palestrante e professor de Novas Tecnologias, Marketing Digital, Comunicação Empresarial e Mercado Profissional nas Faculdades Promove. Gerente de Gestão Estratégica e de Resultados da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Tecnologia de Sete Lagoas. Editor do blog www.mercadowebminas.com.br. Com passagens por agências digitais em Belo Horizonte, Governo de Minas, Prefeitura de Sete Lagoas e Câmara Municipal, trabalha com conteúdo web desde 2001.




O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos