• Inicio
  • Sete Lagoas
    • A Cidade
      • História
      • Turismo
      • Arte e Cultura
      • Restaurantes
      • Mapa da cidade
      • Como chegar
      • Hotéis e Pousadas
    • Fotos da Cidade
      • Lagoa Paulino
      • Gruta Rei do Mato
      • Lagoa Boa Vista
      • Parque da Cascata
      • Museu Histórico
      • Museu Ferroviário
      • Serra Santa Helena
      • Capela Santa Helena
      • Lagoa Cercadinho
      • Lagoa José Felix
      • Lagoa da Catarina
      • Casarão
      • Catedral de Santo Antônio
    • Colunistas
      • Álvaro Vilaça
      • Amanda Medeiros
      • Breno Borges
      • Carla Dias
      • Emerson Rodrigues
      • Cristiano Costa
      • Felipe Campolina
      • Felipe Soares
      • Graziela Menezes
      • Henrique Burd
      • Juliana Nunes
      • Karla Costa
      • Max Tadeu
      • Milene Gualberto
      • Pauline Moura
      • Rafael Santana
      • Samuel Ferreira
      • Viviane Pimenta
      • Wagner Nogueira
    • Blogs
      • Caderno de Cozinha
    • Agenda
      • Cinemas
      • Festas e Shows
      • Agenda Cultural
    • Fotos de eventos
    • Faculdades e Universidades
    • Concurso Miss Férias
      • Miss Férias 2012
      • Miss Férias 2011
      • Miss Férias 2010
    • Concurso Garoto 7L
    • Retrospectiva 2012
    • Bandas da Cidade
    • Figuras de Sete Lagoas
  • Notícias
    • Últimas NotíciasConfira as últimas notícias de Sete Lagoas e Região.
    • Cidade 
    • Concursos e Vagas 
    • Polícia 
    • Entrevistas 
    • Política 
    • Esportes 
    • Saúde 
    • Região 
    • Minas 
    • Você Repórter 
    • Brasil 
  • Serviços
    • Aplicativo ANDROID
    • SINE 7L - Vagas
    • Vagas e Currículos
    • Troca FÁCIL
    • Classi AUTOS
    • Classi IMÓVEIS
    • Classi GRÁTIS
    • Achados e Perdidos
    • Você Repórter
    • Enviar Foto Legenda
  • E-mail
    • Acessar e-mail
  • Contate
    • Anuncie no site
    • Equipe
    • Fale conosco

Favelas, diferença e marginalização

Seg, 06 de Dezembro de 2010 07:20 0 COMMENTS Felipe Soares
E-mail Imprimir

A onda de confrontos recentes nos morros cariocas, que vêm sendo exaustivamente noticiada pela imprensa com alguma “espetacularização”, levanta questões bastante radicais acerca de diversos temas políticos e antropológicos, dentre eles o da diferença e o da marginalização. favela

felipeguitarfelipeguitarDe fato, o preconceito e a invisibilidade com que frequentemente são recobertas as comunidades que se desenvolveram nas favelas têm raízes históricas bastante profundas, há muito sabidas, mas esquecidas ou ignoradas voluntariamente pela nossa atual sociedade sonâmbula e pelo Estado que, durante décadas, evitou meter os olhos e as mãos nas estruturas sociais política e economicamente carentes que se formavam nos morros e nos subúrbios pobres das cidades. Desses fatos, surgiram problemas sociais cujas raízes não serão extraídas apenas mediante a mobilização momentânea das polícias e das forças armadas, posto que eles – os problemas – estão arraigados também em solos incalcáveis pelos “caveirões” e intangíveis pelas armas: as consciências.

Dois desses problemas, dos mais sérios e sutis sob certo aspecto, são o da diferença e o da marginalização. Quando se diferencia um grupo de outro ou de outros, os atos de separar e discriminar aí praticados, indicando supostas diferenças entre os grupos, tendem a justificar e a dar validade ao discurso e às práticas do grupo maior ou mais forte, que então passa a deter o poder da separação, colocando suas peculiaridades como superiores às do desigual, do diferente, do outro.

A história das favelas também passa por aí. Podemos ter em vista as várias facetas da desigualdade social (econômica, educacional, racial...) para vislumbrarmos o caráter geral das populações que vivem nessas comunidades. O cidadão e a cidadã aqui em questão são geralmente pobres, com baixo nível de escolaridade e de preparação profissional e, em grande parte dos casos, de origem predominantemente negra. Muitos batalham toda a vida em sub-empregos, trabalhos informais ou com baixa remuneração e pouco ou nenhum reconhecimento. A maioria não sente a presença estatal efetiva perto de suas casas: faltam escolas, hospitais, infra-estrutura de saneamento básico e de lazer. A presença mais comum do Estado nas favelas é, em geral, a polícia que, pela atuação histórica de alguns de seus membros até hoje, acabou naturalizando de certa forma a violência nesses espaços.

Isso cria margens e joga pessoas para além delas, que passam a ser marginais em diversos sentidos: marginais à ordem pública prezada pelo Estado, ou marginais ao consumo de determinados bens materiais e culturais, ou marginais ao suporte estatal presente na vida social que se desenrola no modelo urbanístico predominante, etc.

Obviamente, na prática, há diversidade de características em cada comunidade. Ao se falar simplesmente em favela (e em seus moradores), corremos o risco de trazer à mente apenas estereótipos pejorativos de espaços urbanos mais ou menos degradados, moradias precárias, cidadãos marcados por carências, abandonos e pelo convívio com a criminalidade. É preciso superar esse estereótipo, reconhecendo a especificidade dos diversos espaços públicos, os vários graus e modos de organização da vida prática e as diversas formas de dinâmicas e ações sociais e culturais neles presentes, muitas vezes com incrível originalidade e tenacidade na formação humana e no apoio social.

Porém, generalizamos o termo “favela” nesse texto apenas para sublinhar que alguns dos caracteres comumente presentes nesses espaços são de alguma forma socialmente discriminatórios e segregadores; e mais: para recordar que eles foram combinados historicamente, pelas ações e omissões da nossa sociedade e do nosso Estado, e portanto de cada um de nós – nós que muitas vezes não temos consciência dos nossos próprios preconceitos e, quanto ao presente tema, acabamos por nem sequer nos darmos notícia de certas riquezas e diversidades culturais próprias desses lugares, de toda a esperança e força humana presentes nessas comunidades apartadas e abandonadas, sob certos aspectos, pela mão do Estado e pelo suporte social comum aos centros urbanos, e da falta de ambiente de oportunidades necessárias para que o ser humano que lá vive se realize plenamente em suas possibilidades e, a partir dos seus vários potenciais, se insira amplamente no conjunto da sociedade como um todo.

felipeguitar2felipeguitar2O marginalizado, no sentido daquele posto à margem em sua própria diferença construída pelos outros, sofre historicamente. Ainda que ele não sinta falta premente do que lhe poderia ser presente, em função de sua própria cultura e modo de vida incorporado cuja eventual riqueza o conforta psicológica e socialmente, é nitidamente injusto e indigno que mantenhamos em nossa consciência comum e abstrata, com toda a indiferença, os preconceitos da diferenciação social e os pressupostos que fundam as marginalizações de significante parcela da nossa sociedade brasileira, como ignorando que mediante uma melhor distribuição de renda teríamos uma sociedade melhor.

É bom lembrar que boa parte da América Latina está valorizando governos que lidem diretamente com diferenças, sejam socio-políticas, como no caso do Brasil, sejam étnica-culturais, como no caso da Bolívia, e que façam valer o poder estatal como reconhecedor das origens do povo que vive sob sua insígnia, respeitando as diferenças legítimas (como a identidade e liberdade dos povos tradicionais) e amenizando as ilegítimas (como as abissais desigualdades sociais no plano econômico).

E quanto aos confrontos nos morros cariocas, cuidemos para que a “espetacularização” da mídia e a falta de transparência dos altos comandos da segurança pública não nos distorça o que de fato está ocorrendo, e torçamos para as coisas melhorem significativa e permanentemente para as comunidades que lá residem, com políticas públicas adequadas à realidade vivida em cada caso e à sua plena inserção no conjunto das cidades, respeitanto sempre a cultura e os direitos humanos dos envolvidos.

Felipe Soares possui formação em Filosofia, tendo obtido a Licenciatura e o Bacharelado, com formação complementar em Letras e Ciências Humanas, em 2005 e o Mestrado, na linha de Lógica e Filosofia da Ciência, em 2008, pela UFMG. Estuda, escreve e desenvolve trabalhos como professor e músico.

 favela

Powered by Web Agency
< Anterior   Próxima >

Tweetar

Adicionar comentário


Enviar
Cancelar
JComments

Banner
Publicidade

Artigos Relacionados

  • Coluna / Filosofia / O oco do mundo; e o nosso. - 07/05/13
  • Coluna / Filosofia / A liberdade de expressão e de reação - 30/11/12
  • Coluna / Filosofia / Che Guevara e o Yorkshire espancado - 09/01/12
  • Trabalho e consumo - 06/10/11
  • O grande mandiocário - 27/06/11
Neste momento existem 567 visitantes no site  

Vagas e Currículos  Classi Grátis

Banner

Últimas Notícias

  • Lar para idosos realiza Chá Colonial a fim de angariar fundos para aquisição de sede
  • Redução de impostos sobre combustíveis ainda não chegou a cidade
  • Prefeitura define detalhes de campanha contra esmola para moradores de rua
  • Prefeitura divulga resultado do processo seletivo para programa Segundo Tempo
  • Ministério da Justiça anuncia recall de 3 milhões de embalagem de Tylenol
  • Vaga para Assistente fiscal na Caterpillar em Sete Lagoas
  • Coluna / Tempo Esportivo / Sete Lagoas na elite
  • Droga é encontrada dentro de hospital pela Guarda Municipal

 



Fotos de Eventos 


Rádio Eldorado




Classi Autos


Classi Imóveis

Troca Fácil


festas e_shows
         cinema 
 
 sine uai          




Cadastrar novo Estabelecimento

Newsletter

Receba as principais Notícias e Promoções do site em seu e-mail
 Sugestão de Reportagem
Sugerir nova Reportagem
Publicidade
  • AS MAIS LIDAS
  • AS MAIS COMENTADAS

Sesc em Sete Lagoas oferece oportunidades de …

Sesc em Sete Lagoas oferece oportunidades de qualificação gratuita

O Sesc Minas Gerais também é conhecido pelos cursos de qualificação qu... Leia mais

Incrições abertas para o processo seletivo da…

Incrições abertas para o processo seletivo da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas

Estão abertas, até o dia 22 de junho, as inscrições para o 2.º Process... Leia mais

Homem em liberdade condicional é preso por tr…

Homem em liberdade condicional é preso por tráfico no Progresso

Uma guarnição da Polícia Militar realizava patrulhamento próximo a um ... Leia mais

Documentos do Arquivo Público Municipal estão…

Documentos do Arquivo Público Municipal estão

Cerca de 20% dos documentos que compõem o acervo do Arquivo Público Mu... Leia mais

Você Repórter / Faixas espalhadas pela cidade…

Você Repórter / Faixas espalhadas pela cidade afrontam fiscalização do Meio Ambiente

O excesso de faixas publicitárias espalhadas pela cidade, principalmen... Leia mais

Você Repórter / Morador estranha caçamba da C…

Você Repórter / Morador estranha caçamba da Codesel em trabalho particular

Uma caçamba da Companhia Municipal de Desenvolvimento, Codesel, foi de... Leia mais

Minas está na 1ª e comemora acesso com amisto…

Minas está na 1ª e comemora acesso com amistoso na Arena com campeão do interior

Com ascensão meteórica e nem dois anos de fundação o Minas Futebol Bra... Leia mais

Prefeito teria revisto posição e já vê com bo…

Prefeito teria revisto posição e já vê com bons olhos Guarda Municipal no trânsito

Já sob o comando da secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urba... Leia mais

© Copyright 2008 - 2013 www.setelagoas.com.br - Powered By Golbe Networks