Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Boas notícias para o esporte no Café com o Prefeito

Mais uma vez o Prefeito Márcio Reinaldo teceu importantes comentários sobre a situação do esporte em Sete Lagoas. Durante a realização de mais uma edição do Programa Café com o Prefeito na Rádio Eldorado, ele falou sobre os projetos que estão sendo traçados para o segmento e também destacou o programa “Mexa-se”, considerado como sendo um dos principais acontecimentos esportivos e sociais da história da cidade. Seguem os destaques do Programa desta semana: 

Programa Mexa-se / Foto: Divulgação  Programa Mexa-se / Foto: Divulgação

REFORMA DE QUADRAS: Já está em licitação o processo que irá cuidar das reformas das quadras do Bangu (bairro: Vapabuçu), do bairro Eldorado, Santa Rosa e Campo do Serrinha, no bairro do Carmo. 

CAMPO DO CAP: O projeto para a confecção da cabine de imprensa no Campo do CAP, no bairro Progresso foi finalizado esta semana e já repassado à Codesel, empresa responsável pela obra. Com relação à arquibancada, os serviços encontram-se em estágio avançado e a conclusão deve realmente acontecer até o mês de dezembro. Com 60 metros de comprimento, a arquibancada do Campo do CAP deverá comportar, cerca de mil e duzentas pessoas e terá sete degraus.  

PROGRAMA “MEXA-SE”: O programa “Mexa-se – Hábitos de Vida Saudável”, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, juntamente às Secretarias de Saúde (Atenção Básica e Vigilância em Saúde), Ação Social e Educação, completou dois anos na semana passada. Atualmente o Programa Mexa-se tem 22 pólos em Sete Lagoas, mas a intenção da Prefeitura é de que esse número chegue a 25 até o fim de 2015. Cerca de 47 funcionários da Prefeitura trabalham diretamente no projeto. Em média, com assiduidade de quatro vezes por semana, cerca de 11.000 pessoas frequentam o “Mexa-se”, sendo que há um público flutuante, que vai uma ou duas vezes por semana. Se esse público for inserido, o total de adeptos chega a 15.000 pessoas. Existe uma lista de presença diária para assinatura dos participantes e controle da quantidade de pessoas em cada pólo.  

As atividades do “Mexa-se”, com ginástica e condicionamento físico, contando com acompanhamento dos educadores físicos especializados, tiveram início no dia 11 de outubro de 2013 na orla da Lagoa Boa Vista (ao lado da “Academia ao ar Livre”) e foi se estendendo às comunidades sete-lagoanas. Através do programa, o Município já recebeu o “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal” na categoria Gestão da Saúde, realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) no dia 6 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte. 

Atual vencedor, River pode ser o primeiro tetracampeão da Copa Eldorado 

A exemplo do que aconteceu no ano passado, a edição 24 da Copa Eldorado terá 20 cubes participantes. Alguns times vão debutar no campeonato, outros estão voltando após um período de afastamento e ainda existem aqueles que podem se orgulhar de terem participado de quase todas as edições do maior campeonato de futebol amador do interior de Minas Gerais. Atual campeão, o River do bairro Santa Luzia é um desses exemplos. Aliás, o time do “Garimpo”, se voltar a triunfar, vai se tornar o único tetracampeão da história da Copa Eldorado.  

Nesses 27 anos em nossa cidade, a Rádio Eldorado, promotora do evento, buscou homenagear clubes, atletas e dirigentes que fizeram história ao longo de quase três décadas no meio esportivo. Segue a relação de todos os campeões e seus respectivos anos:

87 / 88: Municipal.
88 / 89: Goitacazes.
89 / 90 e em 90 / 91: Boa Vista.
91 / 92 e 93 / 94: Galícia.
92 / 93: Esperança.
94 / 95 e 95 / 96 e 98 / 99: Bangu.
96 / 97: Santa Helena.
99 / 2000: River.
2000 / 2001: Lokal, de Santana de Pirapama.
2001 / 2002: Embrapa.
2007 / 2008: Uberlândia
2008 / 2009: Samba Gol.
2009 / 2010: Ideal.
2010 / 2011: Curitiba.
2011 / 2012: CAP.
2012 / 2013: Pro-Minas
2013 / 2014: Santa Helena Minas EPIs
2014 / 2015: River 

Como de costume, todos os jogos da Copa Eldorado serão transmitidos ao vivo pela Rádio Eldorado AM 1.300 KHZ e também pela internet (www.eldorado1300.com.br). A cobertura também será ampliada para vários veículos parceiros, como o Jornal Hoje Cidade, Portal Sete, Jornal Notícia, Jornal Sete Dias, Jornal Boca do Povo, Jornal Tribuna, Site Sete Lagoas e TV Sete Lagoas, dentre outros. 

Diariamente, os ouvintes e internautas também podem acompanhar o completo noticiário esportivo nos programas Tempo Esportivo (11:00 às 12:00) e Eldorado nos Esportes (17:00 às 18:00). Ao todo, a 24ª edição da Copa Eldorado vai distribuir mais de R$ 6.000,00 em prêmios (troféus, medalhas, brindes e dinheiro). 

A reunião que irá definir todos os detalhes do regulamento e da tabela de jogos está confirmada para segunda-feira, dia 16 de novembro, na sede da Rádio Eldorado. Demais informações podem ser obtidas diretamente na Rádio Eldorado, Rua: Dr. Pena, 35, no Centro de Sete Lagoas, ou através do telefone: 31-3772-0244. 

Atlético e Cruzeiro podem terminar bem o ano 

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro se encerrou no fim de semana e deixou o Corinthians com o título praticamente na mão, segundo o site Chance de Gol e vários outros analistas de números. Os cálculos apontam que a equipe de Tite tem 98,7% de chance de conquistar o título, enquanto o Atlético possui 1,4%, e o Grêmio 0,2%. 

Foto: Ascom Atlético Mineiro Foto: Ascom Atlético Mineiro

Faltando apenas seis rodadas e 18 pontos em disputa, o Corinthians lidera com 70 pontos, bem à frente dos concorrentes – o Atlético tem 62, e o Grêmio, 56. Na próxima rodada, líder e vice-líder se enfrentam em Belo Horizonte (o jogo está confirmado para o Estádio Independência, domingo, às 17 horas). 

Mesmo estando mais distante do título, o Atlético pode terminar o ano com uma boa notícia: O time está há poucos pontos de confirmar, matematicamente, a sua 4ª participação consecutiva na Copa Libertadores da América, algo inédito na história do clube. 

A briga pelo G-4 está mais disputada do que a luta pelo título: O Corinthians já está 100% garantido na Libertadores, enquanto o Atlético tem 99,93% de chance de terminar entre os quatro primeiros e mais de 89% de chances de ficar entre os três primeiros (o que é muito interessante, pois o quarto colocado vai, inicialmente, para a Pré-Libertadores). O Grêmio também está quase lá, com 92,6%. A outra vaga está totalmente indefinida: Atual quarto colocado, com 50 pontos, o Santos aparece com 60,8% de chance de ficar com a última vaga. Em seguida, vem o Palmeiras – que, apesar de estar em oitavo, com 48 pontos, possui 13,3% de chance. 

Os demais times com possibilidades palpáveis são: o São Paulo (50), com 12,1%; o Internacional (50), com 11%; o Sport (49), com 6,7%; e a Ponte Preta (47), com 2,9%. Já Flamengo e Cruzeiro, ambos com 44 pontos, têm menos de 1%. O Cruzeiro já não corre mais riscos de queda e se tiver um aproveitamento acima de 90% dos pontos que ainda irá disputar, ainda poderá sonhar com a quarta vaga para a Libertadores. 

Por fim, segundo as possibilidades, são seis os times que ainda têm chances consideráveis de cair para a Série B: O lanterna Vasco (30 pontos) é o que está mais complicado, com 95,7% de probabilidade de rebaixamento. O Joinville (também com 30) é outro em péssima situação, com 89,7% de chance. O Goiás (31 pontos), tem risco de 69,6%; o Coritiba (33), está com 65,7% de possibilidades; o Avaí (34), com 57,7%; e o Figueirense (35), com 20,2%. Com chances muito remotas de queda estão: Chapecoense (39 pontos), com 1,1%; o Fluminense (40), com 0,2%; e o Atlético-PR (43), com 0,03%. 

A solução estava aqui o tempo todo 

O Cruzeiro passou meses tentando a contratação de um camisa 10. A diretoria tentou várias vezes, mas o tão sonhado organizador de jogo não chegou à Toca da Raposa II. E os técnicos Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo sofreram com a ausência de um atleta para desempenhar a função. 

Foto: Divulgação / Sportv Foto: Divulgação / Sportv

Após nove meses de procura, a equipe teve que se virar com o que tinha no elenco. Bastou a assinatura de Mano Menezes para o clube perceber que era possível arquitetar jogadas sem um armador de ofício. 

E foi o que o atual treinador fez no time. Ele escalou atletas de velocidade para formar o setor ofensivo e aboliu a função do tão sonhado camisa 10. Contra o Goiás, por exemplo, De Arrascaeta, Marcos Vinícius e Willian se destacaram pela velocidade e pelos dribles curtos e levaram o time a mais uma vitória na competição. 

Mesmo sem a presença de um camisa 10 de ofício, é o número de gols anotados desde a chegada de Mano Menezes que chama mais a atenção. Com Mano, foram 16 bolas na rede em nove partidas, o que representa 1,77 por jogo. Com os antecessores, Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo, foram 17 em 22 rodadas, o que significa uma média de 0,77 por partida. Às vezes, a solução dos problemas está muito mais próxima do que podemos imaginar. Parece que com o Cruzeiro de 2015 foi assim que aconteceu! 


   

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos