Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Primeira fase da Copa da Amizade chega ao fim com bons jogos e muitos gols

Teve sequência no último final de semana a Copa da Amizade de Futebol Amador. Trata-se de mais um torneio, dentre os vários que movimentam Sete Lagoas no cenário esportivo amador. A competição está sendo disputada no Campo do Bangu (bairro: Vapabuçu), onde tem sido registrada boa presença de público nos finais de semana e jogos de excelente nível técnico.

No último domingo foram conhecidos os semifinalistas do torneio. A rodada dupla, realizada na parte da manhã, teve os seguintes resultados:

Cedro 2 x 2 Sama
União Progresso 5 x 4 Primos Fernandes

Com esses resultados, os quatro classificados para a segunda fase foram: Cedro, Centenário, Sama e União Progresso.

Os confrontos da fase semifinal estão confirmados para o próximo domingo. A coordenação do campeonato está definindo os dias e horários das duas partidas. Vale a pena conferir!

Quanto ao time dos Primos, que ficou em 5º lugar e acabou eliminado, muitas novidades deverão surgir ao longo da semana. A principal dúvida da diretoria gira em torno da manutenção ou não do treinador Geraldo Vieira, o Bombinha, já que o mesmo fez um ótimo trabalho com o grupo de jogadores, mas em três partidas, não conseguiu colher um único ponto. Por outro lado, comenta-se que, caso o treinador não tenha o seu contrato renovado, existe grande possibilidade dele assumir outra agremiação da cidade. O nome desse time é mantido em segredo, a sete chaves! Geraldinho é proveniente da nova safra de treinadores de Sete Lagoas e vem se destacando pela sua forma estrategista, motivacional e metódica de trabalhar. Vamos aguardar!

Programa Café com o Prefeito da Rádio Eldorado trata de novidades para o esporte de Sete Lagoas

Após duas semanas ausente, em função de viagens a Belo Horizonte e Brasília, o Prefeito Márcio Reinaldo participou ao vivo do Programa Café com o Prefeito, na última segunda-feira,na Rádio Eldorado de Sete Lagoas

Dentre os vários assuntos abordados no semanário, na esfera esportiva, os que mais chamaram a atenção e que foram destacados com ênfase por ele foram os seguintes:

PROGRAMA MEXA-SE: O Prefeito determinou que sejam instaladas, urgentemente, academias ao ar livre e o Programa Mexa-se nos bairros Monte Carlo, Canadá e Itapuã. Por falar nisso, no bairro Monte Carlo, já há outros projetos de praças esportivas em desenvolvimento. Brevemente, as obras serão iniciadas.

CAMPO DO CAP: As obras para construção de arquibancada e drenagem pluvial do Campo do CAP, no bairro Progresso seguem a todo vapor, com previsão de conclusão em aproximadamente 90 dias.

CONSTRUÇÃO DE MAIS TRÊS QUADRAS: Portanto, com projetos já aprovados e licitados, brevemente será iniciada a construção de uma quadra esportiva no bairro Monte Carlo. Além disso, as quadras dos bairros Cidade de Deus e Barreiro terão suas construções finalizadas. A expectativa é de que elas sejam entregues as suas respectivas comunidades em até três meses. As obras no Barreiro já começaram.

REFORMA DE QUADRAS: Nos próximos meses serão realizadas as obras para reforma das quadras dos bairros Vapabuçu, Eldorado, Del Rey, e de alguns dos principais campos de futebol amador da cidade, tais como: Serrinha (aumento da arquibancada), Interlagos, Portuguesa no Jardim Europa e Montreal, dentre outros. Estas são reivindicações antigas dessas comunidades e que, na medida do possível, serão atendidas ao longo de 2015 e 2016.

Arquibancada do Campo do Serrinha será ampliada / Foto ilustrativa: Futebol MineiroArquibancada do Campo do Serrinha será ampliada / Foto ilustrativa: Futebol Mineiro

COPA DO FUTURO:
Um destaque especial também para a Copa do Futuro, competição que abrange atletas entre 8 e 14 anos, num total de mais de mil crianças e adolescentes. A Copa do Futuro é um torneio idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, que conta com a coordenação da Liga Eclética Desportiva de Sete Lagoas. Já foram realizadas três rodadas. Os jogos estão acontecendo aos sábados pela manhã, nos diversos campos de bairro da cidade, dentre eles: América, Recanto do Jacaré, Clube Náutico, Curitiba, Montreal e Cidade de Deus. No último sábado foram realizadas as partidas da 4ª rodada da primeira fase.

Invicto e na zona de classificação

Apesar de todas as dificuldades inerentes ao início de um trabalho que promete ser longo e árduo, com limitações financeiras e pouco apoio dos diversos segmentos econômicos da cidade, o Democrata vai se sustentando nas primeiras colocações de seu grupo, na disputa do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão.

Após três jogos, e mesmo tendo folgado numa das rodadas, o Jacaré segue invicto, com uma vitória (em casa) e dois empates (fora de Sete Lagoas), ocupando a vice liderança da chave B, o que lhe renderia, se a fase classificatória estivesse encerrada, uma vaga no hexagonal final da competição.

O empate em 1 x 1 diante do Formiga, no Centro Oeste Mineiro, foi uma prova de que a equipe está num bom caminho, com consistência defensiva (pois, só sofreu um gol em três jogos), melhorando o entrosamento e crescendo dos pontos de vista tático, técnico e físico. Eis os resultados da 4ª rodada:

Betinense 1 x 4 Arsenal 
Coimbra 2 x 1 Ituiutabano 
Uberaba 0 x 1 Nacional
Siderúrgica a x 4 Valério
União Luziense 0 x 1 Ponte Nova
Formiga 1 x 1 Democrata de Sete Lagoas
A 5ª rodada tem a seguinte programação de jogos:
Sábado, 15 de agosto de 2015:
10:30 - Valério x Novo Esporte - Itabira
16:00 - Arsenal x Figueirense – Sete Lagoas
Domingo, 16 de agosto de 2015:
10:30 - Ponte Nova x Siderúrgica – Rio Doce
10:30 – Ituiutabano x Uberaba - Frutal
10:30 – Democrata x Betinense – Sete Lagoas
16:00 – Nacional x Guaxupé - Uberaba

Segue a classificação atualizada do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão, após a realização da 4ª rodada da primeira fase:

#   Equipe PG J V E D GP GC SG %
GRUPO A
1   VALERIODOCE 9 3 3 0 0 8 1 7 100
2   NOVO ESPORTE 9 3 3 0 0 6 0 6 100
3   PONTE NOVA F.C. 3 3 1 0 2 2 3 -1 33
4   U. LUZIENSE E.C. 3 4 1 0 3 3 9 -6 25
5   SIDERÚRGICA 0 3 0 0 3 2 8 -6 0
GRUPO B
1   FORMIGA EC 6 4 1 3 0 5 2 3 50
2   DEMOCRATA SL 5 3 1 2 0 2 1 1 56
3   BETINENSE 4 3 1 1 1 3 5 -2 44
4   ARSENAL 3 3 1 0 2 4 5 -1 33
5   FIGUEIRENSE 2 3 0 2 1 2 3 -1 22
GRUPO C
1   NAC. UBERABA 9 3 3 0 0 4 1 3 100
2   UBERABA 6 3 2 0 1 4 1 3 67
3   COIMBRA 6 4 2 0 2 5 5 0 50
4   S.E. GUAXUPÉ 3 3 1 0 2 3 5 -2 33
5   ITUIUTABANO 0 3 0 0 3 2 6 -4 0

 PG: Pontos Ganhos | J: Jogos | V: Vitórias | E: Empates | D: Derrotas | GP: Gols Pró | GC: Gols Sofridos | SG: Saldo de Gols | %: Aproveitamento

Antes tarde do que nunca

As recentes saídas de Jô e Maicosuel, além de algumas contusões, casos de Lucas Pratto, Carlos e Luan, fizeram o técnico Levir Culpi ter poucas opções ofensivas para armar o Atlético no atual momento da temporada. Sem peças que foram importantes nas primeiras rodadas do Brasileirão, o treinador não conseguiu fazer o Atlético jogar bem nas últimas partidas, sobretudo em Goiânia, diante do Goiás.

Jogo de Atlético MG e Goiás envolveu soco de na disputa pela bola de Renan com o zagueiro Leonardo Silva, do Galo / Foto: Ag. EstadoJogo de Atlético MG e Goiás envolveu soco de na disputa pela bola de Renan com o zagueiro Leonardo Silva, do Galo / Foto: Ag. Estado

Como ainda faltam muitas rodadas para o término do Brasileirão, mais de um turno, o técnico do Atlético finalmente falou em reforçar o elenco. Depois de elogiar os atletas disponíveis e descartar novas contratações, Levir teve de repensar seu posicionamento. O clube já busca no mercado um jogador veloz e que atue pelos lados do campo.

Essa é aquela famosa pedra, que já havíamos cantado há bastante tempo. De toda forma, menos mal que o treinador reconhece, ainda que tardiamente, algumas carências que o grupo tem no setor ofensivo. Se vai conseguir contratar alguém de qualidade a essa altura da temporada, aí é outra situação. Tomara que o clube e a torcida não paguem caro demais por tamanha teimosia!

Reflexo da temporada

Os números são impressionantes: Na partida diante da Chapecoense, em 21 de junho, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro atingiu a marca de dois milhões de pagantes no novo Mineirão (reinaugurado em fevereiro de 2013). O número é significativo, mas poderia ser melhor, se não fosse o momento ruim da equipe na atual edição Brasileirão. Se comparadas as médias de público da Raposa no Gigante da Pampulha, até a 17ª rodada da competição nacional, o ano de 2015 fica muito atrás das temporadas 2013 e 2014, quando o Cruzeiro se sagrou bicampeão brasileiro.

Torcedores do Cruzeiro no Mineirão / Foto: folha.uol.com.brTorcedores do Cruzeiro no Mineirão / Foto: folha.uol.com.br

Em seis jogos no Mineirão, até o momento, pelo Brasileiro, o Cruzeiro acumula uma média de 14.552 pagantes por jogo. O número representa uma queda de 38,33% em relação às temporadas anteriores, quando o time celeste levava ao estádio cerca de 23.600 torcedores por partida, comparando-se o mesmo período.

O comparativo se torna ainda mais significativo se for destacado o público total da Raposa até a 17ª rodada. Em 2013, o Cruzeiro acumulou 118.227 torcedores em cinco jogos. Na temporada seguinte, 142.197 cruzeirenses foram ao Mineirão para acompanhar o Cruzeiro em seis jogos. Números bem acima da atual campanha do time celeste no Brasileirão que, em seis jogos, ainda não chegou aos 100 mil pagantes, reunindo um total de 87.315 pagantes.

De toda forma, com alguns bons resultados nas últimas partidas e com os insistentes pedidos de apoio ao time feitos pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, existe a possibilidade desses números melhorarem sensivelmente daqui pra frente. Até por que, com pouquíssimas exceções, não tem ninguém jogando tudo isso no atual Campeonato Brasileiro, nenhum “bicho papão”. Bom para o Cruzeiro, que mineiramente, pode ir se reencontrando na temporada 2015!



Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos