Menu

Coluna / Tempo Esportivo / Tudo ou nada para o Minas

Tudo ou nada para o Minas

Neste sábado serão conhecidos os dois novos componentes da primeira divisão do futebol mineiro em 2014. Os times que conseguirem o acesso vão ocupar as vagas deixadas pelos rebaixados Araxá e América de Teófilo Otoni.

Foto: Anderson Magalhães / Jornal ArenaFoto: Anderson Magalhães / Jornal Arena

Após a penúltima rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro, realizada na última segunda-feira à noite, o certame ganhou ares de decisão e chega a esta rodada final com uma situação muito especial: Os quatro participantes do quadrangular final têm chances reais de classificação e por incrível que pareça, todos dependem única e exclusivamente de suas próprias forças.

A vitória do Minas, na Arena do Jacaré sobre a URT, credenciou a equipe de Sete Lagoas a disputar a vaga em Patrocínio, sem depender de nenhum outro resultado.

O time de Patos de Minas perdeu pela primeira vez neste quadrangular final.

Para quem está a menos de dois anos no futebol profissional, debutando no Módulo II do Campeonato Mineiro, não será nada mal um acesso à divisão de elite no nosso futebol já em 2014, num ano super especial para o futebol brasileiro em função da Copa do Mundo, que será realizada aqui.

O Minas é basicamente formado por garotos (muitos deles inclusive, oriundos de Sete Lagoas e região) e o investimento no departamento de futebol foi pequeno em 2013, principalmente por causa da falta de exposição na mídia e pela dificuldade em se conseguir bons parceiros comerciais numa competição como essa.

Ao que tudo indica a política do bom e barato deu certo e o time está a uma vitória de conseguir o tão sonhado acesso. Se realmente acontecer, será um feito notável e até surpreendente, já que o presidente do clube, Geraldo Magela, disse no início do ano que a meta principal era se manter na Série B do futebol mineiro. Se vier o título, será ainda melhor, pois o time que já ganhou a Terceira Divisão em 2012 poderá acumular o segundo título profissional em menos de 06 meses.

As partidas decisivas d Módulo II do Campeonato Mineiro serão disputadas sábado, às 16 horas, a saber:

Patrocinense x Minas - Estádio Julio Aguiar - Patrocínio

URT x Democrata-GV - Estádio Zama Maciel - Patos de Minas

Classificação Quadrangular Final - Módulo II 2013

 

 

Chave

Pos.

Equipe

PG

J

V

D

E

GP

GC

SG

%AP

Única

1

U.R.T

8

5

2

1

2

7

6

1

53.33

Única

2

Minas Futebol

7

5

2

2

1

6

7

-1

46.67

Única

3

EC Democrata

6

5

1

1

3

6

6

0

40.00

Única

4

Patrocinense

5

5

1

2

2

4

4

0

33.33

R10 fora

A não convocação de Ronaldinho Gaúcho para a disputa da Copa das Confederações gerou surpresa em boa parte da mídia nacional e internacional, sobretudo pelo ótimo momento vivido pelo jogador com a camisa do Atlético.

O técnico Luiz Felipe Scolari anunciou a lista dos 23 nomes que defenderão a seleção entre 15 e 30 de junho. A relação não apresentou nenhuma grande mudança em relação ao grupo aproveitado nos primeiros amistosos do ano.

Sem Ronaldinho Gaúcho a lista de Felipão teve espaço para outro atleticano, o garoto Bernard. Jô e Diego Tardelli que chegaram a ser lembrados por alguns jornalistas, ficaram de fora.

O time é jovem, ainda sem nenhuma conquista relevante no cenário internacional e terá agora o grande teste de fogo, antes que a bola role pela Copa do Mundo, em 2014. Vai entrar como franco atirador, longe de obter o tradicional status de favorita ao titulo.

Com Felipão, a seleção brasileira realizou cinco partidas em 2013, com apenas uma vitória, diante da Bolívia. A equipe nacional ainda conseguiu três empates (Itália, Rússia e Chile) e perdeu uma vez, para a Inglaterra, no primeiro jogo após a volta de Felipão ao selecionado do País.

 Atual campeã da Copa das Confederações, a seleção brasileira estréia na edição 2013 do torneio em 15 de junho, contra o Japão no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. O time de Felipão ainda encara México (Fortaleza) e Itália (Salvador) na primeira fase.

A Copa das Confederações no país será a primeira competição oficial de Felipão à frente da seleção desde a conquista do Mundial de 2002, na Coréia do Sul e Japão.

Antes da Copa das Confederações, a Seleção Brasileira faz mais dois amistosos, contra a Inglaterra, 2 de junho na reabertura do Maracanã, e sete dias depois diante da França, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. Eis a convocação:

GOLEIROS:

Julio Cesar - QPR/ING

Jefferson - Botafogo

Diego Cavalieri - Fluminense

LATERAIS:

Daniel Alves - Barcelona/ESP

Jean - Fluminense

Filipe Luis – Atlético de Madri/ESP

Marcelo – Real Madrid/ESP

ZAGUEIROS:

Thiago Silva - PSG/FRA

Réver – Atlético

David Luiz - Chelsea/ING

Dante - Bayern de Munique/ALE

MEIO-CAMPISTAS:

Lucas – PSG/FR

Oscar – Chelsea/ING

Fernando – Grêmio

Hernanes – Lazio/ITA

Luiz Gustavo – Bayern de Munique/ALE

Jádson - São Paulo

Paulinho - Corinthians

ATACANTES:

Neymar - Santos

Bernard – Atlético

Leandro Damião – Internacional

Fred - Fluminense

Hulk - Zenit/RUS


Domingo de festa na Pampulha

O domingo será de festa no Mineirão. O tradicional e reformado “Gigante da Pampulha” vai receber o segundo e decisivo jogo da final do Campeonato Mineiro 2013, entre Cruzeiro x Atlético.

Inegavelmente, a vitória por 3 x 0 na primeira partida, disputada no Estádio Independência, colocou o Atlético mais próximo do título, já que o time pode perder por até dois gols de diferença. Se for campeão, o Atlético quebra mais um tabu (vários já foram quebrados após a chegada do técnico Cuca), já que não conquista um bicampeonato estadual desde o ano 2000.

A favor dos atleticanos também estão os números: O time alvinegro ainda não sofreu três gols, diferença necessária para perder a taça para o arquirrival, em nenhum jogo deste ano.

Em 2013, o Galo sofreu apenas três derrotas em 22 partidas: Duas por 2 a 1 (para Cruzeiro e Caldense, pelo Campeonato Mineiro) e uma por 2 a 0 (para o São Paulo, pela Copa Libertadores da América). Em outros três jogos, a equipe também sofreu dois gols, mas aplicou goleadas, coincidentemente, todas por 5 a 2 (diante do Arsenal da Argentina).

A média de gols sofridos pelo Atlético este ano é de 1,04 por partida. Já a média de gols marcados é de 2,81. O time só não marcou gol na derrota por 2 a 0 para o São Paulo, pela rodada final da fase de grupos da Libertadores.

A favor do Cruzeiro, estão a torcida, que será maioria esmagadora no Mineirão, já que o time será o mandante do clássico e a esperança de todos no clube, por um futebol mais bem jogado, aquele futebol que vinha sendo apresentado desde o início da temporada e que fez do Cruzeiro, o time dono do melhor índice de aproveitamento dentre os principais times do Brasil, no primeiro quadrimestre de 2013.

No Mineirão, a Raposa ostenta uma invencibilidade que perdura desde o primeiro jogo do ano, justamente contra o Atlético (03 de fevereiro). Diante de sua torcida, os Celestes sequer empataram nesta temporada. Possuem 100% de aproveitamento.

Será mais um grande clássico, recheado de emoção e principalmente, com o Mineirão lotado, revivendo os maiores jogos da história do futebol mineiro.

Pena que, por falta de bom senso de todos os envolvidos, teremos, assim como no primeiro jogo no Independência, esta disparidade na presença de torcedores, com 90% de público para o mandante e 10% para o visitante.

Alonso está perto de Senna e longe de Massa

O Mundial 2013 de Fórmula I apresenta-se após 05 corridas como um dos mais equilibrados de todos os tempos. RBR e Ferrari dominaram as primeiras provas, com duas vitórias cada uma. A Lótus aparece logo em seguida, com um triunfo. Mercedes e Maclaren são as grandes decepções até agora e pouco representaram nesse início de temporada.

A vitória do espanhol Fernando Alonso no Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, foi a de número 32 do piloto da Ferrari, que tem apenas nove triunfos a menos que o ídolo brasileiro Ayrton Senna. Questionado sobre o assunto, Alonso disse que seria mais feliz se terminasse em segundo em todas as provas, mas com mais mundiais no currículo.

Com a vitória, o espanhol se aproximou da liderança na tabela de classificação do Mundial de Pilotos e colocou ainda mais pressão sobre o brasileiro Felipe Massa, que terminou a prova em terceiro. Para permanecer na Ferrari em 2014 Massa sabe que precisará de um desempenho muito melhor do que o alcançado até o momento. Já tem muita gente de olho na vaga de Felipe na escuderia italiana. Vamos aguardar as próximas provas!




Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de Tv, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos