Menu

Produção industrial de Minas Gerais cresce 2,4% em março de 2022

A produção industrial de Minas Gerais aumentou 2,4% em março de 2022, em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, elevação superior à nacional (0,3%). Este é o segundo mês consecutivo de alta da produção no estado e o resultado caracteriza-se como a segunda maior influência positiva para o resultado nacional.

 Foto ilustrativa/Reprodução: InternetFoto ilustrativa/Reprodução: Internet

Nove locais, dentre os quinze pesquisados, tiveram elevação da produção em março, tendo São Paulo (8,4%) e Ceará (3,8%) assinalado as maiores altas, enquanto Santa Catarina (-3,8%), Pará (-3,3%) e Espírito Santo (-3,0%) apontaram os recuos mais elevados nesse mês.

A produção industrial avançou em nove dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) em março, quando o índice nacional cresceu 0,3%. Os destaques do mês foram São Paulo (8,4%) e Ceará (3,8%), com as maiores expansões. Mato Grosso (2,8%), Minas Gerais (2,4%), Rio de Janeiro (2,1%), Região Nordeste (1,8%), Paraná (0,6%), Amazonas (0,3%) e Bahia (0,1%) também tiveram índices positivos. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo IBGE.

“A produção nacional teve um crescimento tímido em março, por causa de fatores como a baixa massa de rendimento, a inflação elevada e o encarecimento das matérias-primas, que não permitem o aumento do ritmo. A principal influência positiva veio de São Paulo, que teve impacto especialmente dos veículos automotores, máquinas e equipamentos e outros produtos químicos. Esse é o resultado mais intenso desde julho de 2020 (10,5%), quando a produção industrial do estado começava a compensar as perdas dos meses mais restritivos da pandemia”, explica o analista da pesquisa, Bernardo Almeida.

É o segundo mês consecutivo de expansão de São Paulo, período em que acumulou ganho de 9,1%. Com esse avanço, o estado se encontra 5,8% acima do patamar pré-pandemia, enquanto a produção nacional está 2,1% abaixo. “Mesmo assim, a produção paulista está 17,4% inferior ao seu patamar mais alto, alcançado em março de 2011”, acrescenta o pesquisador.

Assim como em São Paulo, março é o segundo mês de crescimento da produção industrial do Ceará (3,8%), que acumula 10,0% no período. “Em termos absolutos de taxa, é o segundo maior resultado. E isso se deve aos segmentos de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados e de bebidas”, afirma.


Produção industrial regional (mês/mês anterior)

Brasil
Brasil
Grande Região
Nordeste
Unidade da Federação
AmazonasParáCearáPernambucoBahiaMinas GeraisEspírito SantoRio de JaneiroSão PauloParanáSanta CatarinaRio Grande do SulMato GrossoGoiás

Exportar gráfico...
Clique e arraste para zoom

1 Indústria geral | Ceará
1 Indústria geral | São Paulo
abril 2021
maio 2021
junho 2021
julho 2021
agosto 2021
setembro 2021
outubro 2021
novembro 2021
dezembro 2021
janeiro 2022
fevereiro 2022
março 2022
-10
-5
0
5
10
Fonte: IBGE - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física

Já a segunda maior influência positiva para o avanço da produção nacional veio de Minas Gerais (2,4%), que foi impactado pelos segmentos de metalurgia, veículos automotores e máquinas e equipamentos. Também crescendo pelo segundo mês consecutivo, o estado acumula ganho de 11,1%. No Rio de Janeiro (2,1%), terceira maior influência, os setores que mais influíram sobre o aumento da produção foram o extrativo e o de veículos automotores. “Esse crescimento quase elimina a perda acumulada de 2,2% em janeiro e fevereiro”, diz Almeida.

Na passagem de fevereiro para março, Santa Catarina (-3,8%) foi o local com recuo mais elevado, interrompendo dois meses de alta na produção, quando acumulou expansão de 3,6%. “Com a queda de março, o estado perde o que tinha acumulado nesse período. Essa perda está relacionada à retração no setor de vestuário, que é muito atuante na indústria catarinense, e também de alimentos e máquinas e equipamentos”, explica o analista.

Já a produção industrial do Pará caiu 3,3% e eliminou parte do avanço de 23,2% registrado em fevereiro. “A queda da produção paraense está relacionada aos setores extrativos e de metalurgia e ocorre por causa do movimento desses segmentos no início do ano. Em janeiro, houve uma queda muito expressiva em função das chuvas no estado, que impactou a produção e o escoamento do minério de ferro”, avalia Almeida. Outro estado em que a indústria caiu foi o Espírito Santo (-3,0%), que intensificou o recuo do mês anterior (-0,7%).

Produção de nove estados recua no acumulado do ano

No acumulado do ano, houve recuo em nove dos 15 locais pesquisados com destaque para Ceará (-12,8%) e Pará (-12,2%). No caso do estado nordestino, a pressão da indústria foi exercida principalmente pela queda dos setores de artefatos de couro, artigos para viagem, confecção de artigos do vestuário e acessórios e máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Já a produção industrial do Pará foi afetada pela retração das indústrias extrativas e metalurgia.

Frente a março do ano passado, a indústria nacional teve redução de 2,1%, com queda em sete dos 15 locais pesquisados. Santa Catarina (-9,8%), Pará (-7,2%) e Amazonas (-4,1%) foram os locais com maior redução.

Em Santa Catarina, o recuo da produção foi impactado, principalmente, pelo comportamento negativo dos setores de máquinas e equipamentos; máquinas, aparelhos e materiais elétricos e produtos têxteis. O recuo da produção industrial paraense foi afetado por quedas nas indústrias extrativas e metalurgia, enquanto o do Amazonas foi relacionado à retração de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos e máquinas e equipamentos.

Mais sobre a pesquisa

A PIM Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 14 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 1% no total do valor da transformação industrial nacional e, também para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste.

Com IBGE.GOV



Publicidade

+ Região

‘Justiça por Joca’: Proprietários de cães realizam manifestação no Aeroporto de Confins; veja o vídeo

‘Justiça por Joca’: Proprietários de cães realizam manifestação no Aeroporto de Confins; veja o vídeo

Tutores de cães se reuniram no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, para exigir justiça pela morte do golden retriev...

Epamig realiza capacitação com curso de aperfeiçoamento sensorial em queijos artesanais mineiros

Epamig realiza capacitação com curso de aperfeiçoamento sensorial em queijos artesanais mineiros

Na última semana, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promoveu em São ...

Trilhas de Futuro Impulsionam número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais

Trilhas de Futuro Impulsionam número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais

Os dados do Censo Escolar, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacion...

Encerra dia 9 de maio o segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A

Encerra dia 9 de maio o segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A

O segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A (MGI), uma entidade estat...

Polícia Federal rastreia e prende suspeito de envolvimento com cédulas falsas em São Gonçalo do Abaeté

Polícia Federal rastreia e prende suspeito de envolvimento com cédulas falsas em São Gonçalo do Abaeté

A Polícia Federal prendeu um jovem de 26 anos na tarde de quarta-feira (24) sob a acusação de envolvimento com cédulas f...

Exposição 'Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado' no Museu dos Militares Mineiros

Exposição 'Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado' no Museu dos Militares Mineiros

Museu dos Militares Mineiros apresenta a exposição "Do Passado ao Presente: Tiradentes e seu Legado", que aborda a vida ...

Bandidos invadem sítio, amarram vítimas e levam R$ 47 Mil em Barbacena

Bandidos invadem sítio, amarram vítimas e levam R$ 47 Mil em Barbacena

Três indivíduos foram detidos durante um assalto à mão armada em um sítio no último domingo (21/4), em Barbacena, na Zon...

Greve na UFMG: professores vão decidir se aceitam reajuste do governo

Greve na UFMG: professores vão decidir se aceitam reajuste do governo

Os professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão planejando uma assembleia geral na próxima quinta-fe...

Padre da Paróquia de Brumadinho é agredido e recebe ameaças durante caminhada

Padre da Paróquia de Brumadinho é agredido e recebe ameaças durante caminhada

A Polícia Civil iniciou uma investigação para apurar o ataque ao padre Cláudio José da Silva, da...

VÍDEO (CENAS FORTES): mulher é prensada por caminhão ao colidir com muro de residência em MG

VÍDEO (CENAS FORTES): mulher é prensada por caminhão ao colidir com muro de residência em MG

Grave acidente ocorreu no perímetro urbano de Borda da Mata, no Sul de Minas, na manhã desta sexta-feira (19/4). Câmeras...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos