Menu

Estudante da rede estadual é primeiro lugar geral na UFMG

Passar no vestibular é o sonho de praticamente todos os estudantes que se formam no Ensino Médio, em uma universidade pública conceituada, então, o sonho ganha importância extra. Para Natália Aparecida Fontana, de Caeté, o sonho virou realidade, e com bônus. A adolescente, de 18 anos, estudou durante toda a vida na rede estadual de ensino e foi a primeira colocada geral no vestibular da Universidade Federal de Minas gerais (UFMG).

Natália formou-se em 2008, na Escola Estadual José Brandão e, no ano passado, estudou em um cursinho pré-vestibular em Belo Horizonte. O desempenho acima da média nas provas e o bônus que obteve por ter sido aluna de escola pública garantiram outro feito para a estudante; ela conseguiu a nota máxima no exame, feito nunca antes alcançado por nenhum outro vestibulando na história na UFMG.

Aprovada para o curso de Biomedicina, que terá sua primeira turma em 2010, Natália estava confiante de que teria um bom desempenho no vestibular, mas o primeiro lugar geral surpreendeu a todos. “Eu estava esperançosa, porque não tive dificuldade em nenhum das etapas, mas às vezes eu pensava na concorrência e ficava com medo de não passar. O primeiro lugar foi uma ótima surpresa”, conta Natália. Além dos cumprimentos dos amigos e do orgulho demonstrado nas ruas pelos conterrâneos, desde que o resultado foi divulgado a estudante vive momentos de fama. O fim de semana foi marcado pelas entrevistas e fotos para diversos jornais. “Não gosto muito dessa fama, porque eu sou meio tímida. Mas eu estou muito feliz”, revela.

Escolas estaduais


Natália sempre estudou em escolas públicas, no município de Caeté. Os primeiros anos do Ensino Fundamental ela cursou na Escola Estadual Hélio Cerqueira Peixoto, da 5ª a 8ª série ela estudou na Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva e o Ensino Médio, Natália fez na Escola Estadual José Brandão.  A mãe, Vilma do Carmo Fontana, foi professora das duas últimas instituições e sempre confiou no ensino e no bom desempenho da filha. “Eu sou professora e estou quase aposentando, então eu conhecia o trabalho das escolas. Se o aluno é empenhado, ele caminha bem. E a Natália sempre foi muito inteligente, sempre tirou boas notas”, conta, com orgulho.

Na escola em que Natália cursou o Ensino Médio a satisfação pelo bom resultado também é grande. O diretor da Escola Estadual José Brandão, Antônio de Oliveira Silva Filho, esbanja orgulho pelo desempenho da ex-estudante. “Fico muito feliz porque é sinal de que o trabalho vem sendo executado de uma forma séria. Nossa escola é tradicional, é uma referência na cidade de Caeté e quando eu vejo esses frutos conseguindo amadurecer eu fico muito feliz no meu trabalho como educador. Todos da escola ficaram muito orgulhosos dela”, conta o professor.

Com 2.500 alunos, todos do Ensino Médio, a Escola Estadual José Brandão participa do projeto Escola Referência e do Projeto de Melhoria da Qualidade e Eficiência do Ensino Médio (Promédio). O projeto da Secretaria de Estado de Educação oferece aprofundamento de estudos para os estudantes e, em 2009, mais de 90 alunos do 3º ano usaram o contra turno das aulas para reforçar o conteúdo das aulas. Em 2010, estudantes do 1º e 2º anos também poderão participar do aproveitamento de estudos.

Agência Minas