Menu

Cerimônia de Inauguração do Receptivo Turístico do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato é realizada nesta sexta-feira

Dentro de pouco tempo, o turista que for visitar a Gruta Rei do Mato poderá contar com toda estrutura necessária para conhecer um dos pontos turísticos mais importantes de Minas Gerais. A cerimônia de inauguração do receptivo da Gruta Rei do Mato, realizada nesta sexta-feira, apresentou para a população a concretização do início do projeto que pretende promover o turismo e a conservação da área.

O local se tornou uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com isso a gerência e administração do Monumento Natural, ficam sob responsabilidade do IEF e a gestão do atrativo “Gruta Rei do Mato” na responsabilidade da Seltur - Sete Lagoas Turismo, Lazer e Cultura S/A.

ce17ce17

Hoje, dia 17 de dezembro, os participantes do evento puderam conhecer algumas estruturas, como o mini auditório com capacidade para 120 pessoas, uma sala de exposição permanente, área de exposições livres, nova bilheteria, lanchonete, apoio administrativo, banheiros, sala de primeiros socorros e brigada de incêndio.

As obras fazem parte da primeira fase do projeto da chamada Rota Lund, que pretende organizar de forma sistemática uma rota de visitação para os turistas, que vai desde a Gruta Rei do Mato até outros a gruta da Lapinha, em Lagoa Santa. As visitas serão monitoradas por grupos, que vão orientar e explicar os turistas.

De acordo com o a representante da Secretaria de Estado de Turismo Natasha Nunes, o projeto é a prova de como o Governo de Minas busca otimizar os recursos voltados ao setor. “O que nós vemos hoje aqui é a prova de que o governo de Minas está aproveitando da forma correta a estrutura com potencial turístico”, afirma.

ce172ce172

 

Para o representante da Seltur e presidente do Instituto Estadual de Florestas, José Carlos Carvalho, muito mais que a boa estruturação do espaço, as obras só puderam ser feitas devido a união entre governos estaduais e federais. “As obras só se tornaram realidade porque os governos municipais deixaram de lado a burocracia e fizeram de forma conjunta as reformas no complexo. Isso porque os governantes passaram a entender que os interesses da população não conhecem fronteiras”, afirma.

De acordo com o prefeito da cidade, Mario Marcio Campolina, o Maroca, a cidade vive um momento impar no setor turístico, graças aos investimentos que o município vem recebendo. “Essa obra é uma efetivação do desenvolvimento de Sete Lagoas”, acredita.

 

re20re20

 

A arquiteta da secretaria de obras, Cinthia Campos Lanza, conta que a estrutura vista hoje ainda vai receber outras melhorias, principalmente para as pessoas com necessidades especiais. Cinthia explica que, graças aos recursos que serão liberados pela Caixa Econômica Federal, na ordem de R$450 mil, serão feitas obras para construção de uma rampa para adaptação de pessoas com dificuldade de se locomoção, um estacionamento para os usuários, além da canalização e iluminação do local. “A idéia é promover melhorias quanto ao acesso a Gruta Rei do Mato”, conclui.

 

 

 

Cintia Rezende

da redação