Logo

Projeto desenvolvido pela Embrapa em Sete Lagoas irá ajudar os produtores rurais de Matozinhos

Um projeto desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) irá ajudar os produtores rurais do município de Matozinhos, a ter milho07milho07acesso a sementes de milho de qualidade proteica melhorada (QPM).  Segundo divulgado pela Embrapa na cidade, o estudo fez com que o milho fique mais nutritivo.

O chamado “BR 473” já testado na Fazenda Figueiredo, em Matozinhos, o material foi levado à Embrapa Milho e Sorgo para que as sementes fossem classificadas e ensacadas. 

Segundo a Embrapa, o próximo passo é a distribuição das sementes a produtores interessados em fazer a multiplicação.  Estima-se que cerca de 40 agricultores poderão ser atendidos.

Junto com o milho, os produtores receberão um material com explicações sobre o que é o QPM e os benefícios de sua utilização.  O BR 473 possui excelente valor energético e, ao mesmo tempo, maior valor proteico do que o milho comum, pois apresenta teores mais altos de aminoácidos essenciais.

Além de milho, também foram plantadas mandioca e batata-doce biofortificadas no município. A ideia é implantar lavouras de arroz e de feijão com teores de nutrientes mais altos.

A biofortificação é um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando outras mais nutritivas. 

Conforme divulgado pela Embrapa, alimentos biofortificados buscam diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar por meio do do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população.

 

 

da redação com informações da Embrapa



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks