Logo

Sete Lagoas discute ações da Meta 2014 para revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

Sete Lagoas começa a fazer o balanço da Meta 2010 e as ações que a cidade deve assumir dentro da Meta 2014, que visa à revitalização da reuniao15reuniao15Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

O assunto foi levantado na semana passada após uma reunião envolvendo o secretario estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães e o prefeito de Sete Lagoas, Mário Marcio Campolina, o Maroca. 

O assunto também foi tema de uma reunião realizada na Câmara de Vereadores, promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O objetivo da mobilização é o de debater a despoluição do Ribeirão Jequitibá e do Rio das Velhas.  Para isso, Sete Lagoas receberá R$ 1,2 milhões da segunda parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para elaborar o projeto executivo de construção de mais uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Na cidade, já estão em andamento projetos de monitoração e estudos técnicos para intervenções e despoluição das lagoas da cidade.

De acordo com o firmado, a Meta 2014 deve implantar ações estratégicas no Estado, como a coleta, interceptação e tratamento dos esgotos das sub-bacias dos ribeirões Arrudas, Onça e da Mata; coleta, interceptação e tratamento dos esgotos das sub-bacias dos ribeirões Água Suja (Nova Lima), Caeté-Sabará e Jequitibá  e Sete Lagoas.

O governo estadual também prevê a implantação da coleta seletiva, priorizando a compostagem e a reciclagem na gestão dos resíduos, além da adequação dos planos diretores das cidades à lógica ambiental da gestão do conjunto da bacia.

Localizada na região central de Minas Gerais, a Bacia do Rio das Velhas abrange 51 municípios, que, juntos, somam cerca de 4,8 milhões de habitantes.

A nascente do Velhas fica na Área de Proteção Ambiental da Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto. O rio segue para o Noroeste do Estado e recebe águas de diversos afluentes até desaguar no São Francisco. Maior afluente em extensão do Velho Chico, o Rio das Velhas percorre 801 quilômetros até chegar à Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma.

 

 

da redação com informações da SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks