Logo

Índice de roubo aumenta nas cidades mineiras e Sete Lagoas tem destaque negativo

Os crimes violentos em Minas Gerais tiveram uma queda no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2014. Mas o aumento do índice da quantidade de roubos fez aumentar a violência nas cidades do estado e tem chamado a atenção.

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (21), pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), no primeiro semestre deste ano, foram cometidos 61.120 crimes violentos em Minas.De Janeiro a Junho do ano passado, os registros somam 54.168, o que representa aumento de 12,8%.

Os crimes violentos são divididos em nove tipos: homicídio consumado, homicídio tentado, estupro consumado, estupro tentado, estupro de vulnerável consumado, estupro de vulnerável tentado, roubo consumado, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado.

Foto Ilustrativa / Foto:jornalopcao.com.brFoto Ilustrativa / Foto:jornalopcao.com.br

Entre os municípios mais populosos de Minas Gerais, ocorreram quedas expressivas nos registros de homicídios consumados na comparação entre os primeiros semestres de 2014 e de 2015. Destacaram-se Governador Valadares (Vale do Rio Doce), com -43,04%, Santa Luzia (RMBH), com -34,88%, Nova Serrana (Oeste), com -29,41%, Uberlândia (Triângulo), com -23,88%, Contagem (RMBH), com -23,40%, Sete Lagoas se encontra com -23,08%, seguido de Divinópolis (Oeste), com -16,67% e Juiz de Fora, com -13,43%. Como destaque negativo, Uberaba teve aumento de 14,29% nos registros de homicídios na mesma base de comparação.

Em contrapartida o aumento dos registros de roubos foi praticamente generalizado nos municípios mais populosos do Estado. Com esse destaque negativo, apareceram Santa Luzia, com alta de +76,76%; Ribeirão das Neves, + 74,53%; Sete Lagoas, + 40,46%; Montes Claros, + 35,69%; Betim, + 29,16%; Contagem, + 20,80%; Ipatinga, + 17,32%;. Juiz de Fora e Divinópolis tiveram altas bem abaixo da média do Estado, de 9,89% e 9,96%, respectivamente. Os destaques positivos foram ocupados por Uberlândia, com queda de -25,99%, e Uberaba, - 5,28%.

Tabela comparativa de índice de criminalidade entre primeiro semestre de 2014 e 2015 / Arte: Cinds-MGTabela comparativa de índice de criminalidade entre primeiro semestre de 2014 e 2015 / Arte: Cinds-MG

Por meio de nota exclusiva enviada através da Assessoria de comunicação do 25°BPM, Sete Lagoas, segue posicionamento: “É uma realidade preocupante. De nove modalidades de crimes monitorados, conseguimos reduzir oito delas. O roubo, porém apresentou alta nos índices. O comandante de 25°BPM tem reunido seu Estado Maior e seus Comandantes de companhias para intensificação de operações voltadas à prevenção de roubo, principalmente de celulares, que apresenta maior cobiça por parte dos infratores.”

Com base em um estudo minucioso acerca de locais e horários de maior incidência de crimes, “a Polícia Militar em parceria com a Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, intensificará operações cujo objetivo principal será a redução desses índices. Contaremos também com o apoio da população, que pode contribuir fazendo denuncias anônimas pelo “Disque-denúncia 181” e com medidas de auto-proteção que serão exaustivamente divulgadas”. Conclui o Tenente Miranda, Assessor de Comunicação do 25º Batalhão da Polícia militar.


Maíra Almeida com Secretaria de Estado de Defesa Social



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks