Logo

Em meio a suspeita de novo surto de diarréia SAAE alerta para uso de fontes alternativas de água

Devido ao desabastecimento que bairros de Sete Lagoas têm sofrido em meio a estiagem que atinge a cidade e diversas regiões do país, algumas pessoas tem utilizado de fontes alternativas de água para consumo. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, e a secretaria de Saúde emitiram um alerta para a população sobre os riscos dessa prática. 

Alguns leitores já relataram a ocorrência de diarreia em pessoas conhecidas e familiares. "Está explicado então esse surto de diarreia e vômito sinistra que está rolando na cidade", chegou a comentar um dos leitores. A suspeita é motivada por ter sido registrado em setembro de 2013 um "surto diarreico" semelhante na cidade, veja AQUI. A causa dos casos de diarreia registrados esse ano, contudo, ainda não configuram um surto e não tiveram as causas investigadas até o momento. 

Caminhão-pipa do SAAE tem o selo da autarquia / Foto: DivulgaçãoCaminhão-pipa do SAAE tem o selo da autarquia / Foto: Divulgação

O SAAE e Saúde alertam que:

“1. Água de cisternas, poços, bica, mina e caminhão pipa clandestino podem ser impróprias para consumo. Na dúvida, entre em contato com a Vigilância Ambiental (3771-5796) e solicite gratuitamente a análise bacteriológica e físico-química da água do seu poço ou da sua cisterna.

Vale ressaltar que todo caminhão pipa fiscalizado pelo SAAE possui um adesivo com os dizeres “A serviço do SAAE”. Denuncie caminhões clandestinos de água pelo telefone: 115.

As bicas dos bairros JK (Rua Alípio Elpídeo Alves) e São Francisco ( Avenida Perimetral ) foram analisadas pelos técnicos da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e os resultados foram insatisfatórios, não sendo recomendável seu consumo.

2- O consumo de água de origem desconhecida pode provocar diarreia e até mesmo Hepatite, além de outras doenças. Portanto, é importante manter hábitos de higiene, como lavar frequentemente as mãos, utilizar álcool em gel, lavar bem os alimentos antes de ingeri-los, duas pessoas ou mais não devem utilizar a mesma água para banho, ferver sempre que possível a água, dentre outros cuidados.

3- Para fazer uso racional da água é necessário: usar a vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada; evitar banhos demorados; verificar as torneiras e instalações para evitar vazamentos; juntar as roupas para lavar de uma só vez, utilizando a capacidade total da máquina de lavar; e, por fim use água de forma consciente para evitar desperdícios”.


Da redação com informações ASCOM SAAE e Saúde.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks