Menu

Coluna / Logística / A Tecnologia de RFID nas Operações Logísticas

Olá queridos leitores, começamos 2014 falando de um assunto muito discutido nas operações logísticas que buscam redução de custos, agilidade, confiabilidade e acima de tudo segurança. Vamos falar sobre o RFID.

Mas o que vem a ser?

RFID ou Identificação por Radiofrequência (do inglês "Radio-Frequency IDentification") é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas, em inglês tags.

As primeiras ondas de rádio contínuas surgiram em 1906, pelas mãos de Ernst F. W. Alexanderson. Como nos aparelhos atuais, todos os aspectos da onda são controlados e empregados para a transmissão da informação possibilitando a transmissão em maior volume e com menor ocorrência de erros.

As soluções de RFID utilizam etiquetas eletrônicas para armazenar dados e identificar artigos. Numa perspectiva de ganhos de investimento, esta plataforma é ideal para criar uma cadeia de abastecimento completamente integrada, em que várias organizações cooperam para torná-la verdadeiramente orientada para o consumidor final.

O RFID, embora não seja uma tecnologia recente, teve grande desenvolvimento na última década e promete um barateamento a níveis toleráveis, o que deve acelerar sua adoção em vários tipos de operações em toda a área de supply chain, localizando os bens desde a sua produção até à distribuição.

A área de supply chain pode agora assegurar a informação aos clientes de forma mais rápida e correta, o que permite um melhor desempenho para suportar a rápida transferência da informação para cada etiqueta RFID, possibilitando assim o atendimento as necessidades dos consumidores finais cada vez mais rápidas e mais confiáveis.


Alguns bons exemplos de utilização do RFID nas operações logísticas são: movimentações dos estoques para linha de produção, recebimento de materiais e produtos acabados possibilitando um controle de estoque mais assertivo e ágil, agilização dos processos de carregamento de veículos e emissão de notas fiscais – o RFID alimenta o ERP de maneira online possibilitando uma menor perda de tempo nas operações - até o controle de frota e vida útil de pneus.

O RFID é uma tecnologia antiga, mas que vem tomando cada vez mais espaço e importância nas operações logísticas dos últimos 10 anos, devido sua agilidade, assertividade no envio de informações, além do custo desta tecnologia que vem reduzindo e possibilitando uma maior abrangência de utilização pelas empresas de médio e grande porte.

Viviane Pimenta Consultora Logística
www.logisticalider.com.br
+ 55 31 3773-9819



Viviane Pimenta, especialista em Logística pela UFMG, é consultora pela Logística Líder e professora universitária pela Faculdade Promove em Sete Lagoas. Contato: consultoria@logisticalider.com.br.





Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos