Menu

Coluna / Logística / Os desafios da gestão de estoques

“Devemos sempre ter o produto de que o cliente necessita, mas nunca podemos ser pegos com algum estoque ( Ronald Ballou).”

Esta frase nos retrata bem o dilema enfrentado por quase 90% das empresas hoje, que é o controle e gestão dos estoques.

Hoje as empresas estão no mercado movidas pela competitividade empresarial como principal quesito para se manterem vivas e atrativas, e se veem cada vez mais pressionadas por redução de custos, nível de serviço, disponibilidade de produtos e agilidade de entrega. Porém se esbarram frequentemente com a gestão de estoques, como um dificultador na redução de custos operacionais internos para a manutenção e aumento da competitividade empresarial.

Foto: www.transportabrasil.com.brFoto: www.transportabrasil.com.br

Precisamos do estoque por inúmeros motivos, para melhorar o nível de serviço, incentivar economias na produção, permitir economias nas compras e transportes, proteção contra aumento de preços, incertezas da demanda e do ressuprimento, a segurança contra contingências. Porém ele ainda é um dos grandes vilões das empresas por dois principais motivos: falta de conhecimento para controlar e gerir estes estoques e falta de procedimentos de controle das movimentações diárias das mercadorias.

A falta de capacitação dos profissionais envolvidos na gestão de estoques ainda é um grande problema enfrentado pelas micro, pequenas, médias e grandes empresas. A mão de obra ainda é formada por profissionais com conhecimentos práticos adquiridos nas rotinas de trabalho junto ao estoque, pouco fomentada com conhecimentos mais aprofundados e baseados em conceitos tradicionais difundidos nas literaturas. Diante disso encontramos controles de estoques falhos, compras de materiais desnecessários gerando níveis de estoques elevados, falta de estoque de segurança realmente enxutos e eficientes no cumprimento de sua função de segurança para atendimento ao cliente.

Os procedimentos, ou seja, o controle de cada movimentação dos itens desde a sua chegada, passando pelas movimentações internas e/ou transferências entre filiais até a sua saída para sua destinação final (abastecimento de linhas ou consumo do cliente final em um comércio varejista, por exemplo) devem ser igorosamente definidos e realizados para a garantia da acuracidade das informações dos inventários físicos existentes. Sem estes controles e rastreabilidade dos itens do nosso estoque geramos perdas de materiais, vulnerabilidade gerando roubos em nossos galpões, compras desnecessárias pela não identificação do material no momento de sua necessidade, falta de informações para o levantamento do planejamento de vendas ou produção e por último, hoje o mais preocupante para os empresários, que é a falta de informações confiáveis para a realização e envio do SPED.

Diante de tudo isso, preocupar-se hoje com o nível de qualificação dos profissionais contratados e a serem contratados, é o início da redução dos problemas com estoque nas organizações e seus impactos seriíssimos nos níveis de competitividade das empresas. Preocupar-se também com a implantação de procedimentos e rotinas muito bem definidas de acordo com as particularidades dos produtos do estoque e a busca de tecnologias no mercado de controle automatizado dos mesmos, como o leitor de código de barras, o RFID ( Transmissão de Informações e Dados Através de Rádio Frequência), se tornam hoje alternativas interessantes para a redução dos custos operacionais internos das empresas e consequente diminuição de erros na gestão de estoques.

Conforme dito pelo Sr. Michael Bergerac, Presidente da Revlon, Inc. “ todo erro gerencial ou operacional acaba gerando estoque em algum ponto de nossa cadeia de negócios. “ por isso vamos nos preocupar com esta parte tão importante de nossos negócios e buscar alternativas de melhorar nossa gestão através da capacitação de nossa equipe e mantermos nossa competitividade de mercado desejada.

Logística Líder Consultoria e Treinamento Ltda. 
www.logisticalider.com.br
+ 55 31 3773-9819



Viviane Pimenta, especialista em Logística pela UFMG, é consultora pela Logística Líder e professora universitária pela Faculdade Promove em Sete Lagoas. Contato: consultoria@logisticalider.com.br.

 

 

 

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos