Logo

O que é a FMP da Eletrobrás? / Coluna / Olliver Pedroso / Economia e Investimentos

O Fundo Mútuo de Privatização ou simplesmente FPM da Eletrobrás é um fundo de investimento em ações que busca ficar alocado apenas nos papéis da ELET6 (Ativo da Eletrobrás listado em Bolsa de Valores). Parte do FGTS que ficar alocado neste fundo deixa de render 3%+TR ao ano e passa a render a valorização de ELET6. Os únicos elegíveis a acessar essas FMP são os contribuintes que possuem saldo em sua conta do FGTS.

Foto: Reprodução/InternetFoto: Reprodução/Internet

A Governo Federal informou, no último sábado (28), que todo trabalhador residente e domiciliado no Brasil, que possui conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, já pode simular o saldo disponível para aplicação em Fundos Mútuos de Privatização (FMPs) da Eletrobrás.

As reservas de saldo poderão ser feitas entre os dias 03 e 08 de junho junto à instituição administradora escolhida e autorizada pelo trabalhador.

O valor mínimo para a aplicação é de R$ 200,00 por trabalhador, sendo possível utilizar até 50% do saldo disponível na conta do FGTS.

Por que usar o seu FGTS?

O FGTS tem rendimento fixo de 3% +TR ao ano. Além de ser um retorno muito baixo, perde em rentabilidade para a poupança, CDI e Inflação, por exemplo. Ou seja, ao ficar com esse recurso “estacionado” na conta do FGTS, além de perder valor, conforme a inflação aumenta, você ainda perde o custo de oportunidade, afinal ele tem potencial para render mais em outras aplicações.

A última vez que o governo liberou uma FMP para aportes foi em 2002 pela Petrobrás. Quem optou por aportar seu FGTS neste tipo de aplicação teve excelentes retornos após anos de aplicação.

IMPORTANTE: A FMP é um investimento de Renda Variável destinado a aplicações de longo prazo, logo o investidor que optar por esse tipo de investimento deve ter ciência que o valor da cota vai variar ao longo do tempo. Caso você tenha apetite a risco para almejar ganhos maiores no longo prazo, esta pode ser uma ótima oportunidade. Porém, caso você já tenha planos para o uso do seu FGTS ou não tenha propensão a ter risco em sua carteira de investimentos, a FMP não é indicada para você.

Existe uma frase emblemática do Warren Buffet que diz assim: “Uma pessoa só está sentada em uma sombra hoje porque outra plantou uma árvore há muito tempo atrás.” Logo, faça seus investimentos renderem frutos no futuro, organize sua vida financeira, procure orientação de um especialista em investimentos e tenha prosperidade para alcançar os seus objetivos.

Caso tenha dúvidas em como investir nessa FMP da Eletrobrás, pode me enviar a sua dúvida.

Olliver Pedroso é Assessor de Investimentos pela Fatto Capital, credenciado a XP Investimentos. Possui MBA em Investimentos e Private Banking (IBMEC), Bacharel em Engenheira Eletrotécnica (UFABC), além dos certificados: AAI-Ancord (FGV) e Green-Belt (Ford Motor Company).
Instagram: olliverpedroso
Celular: (11) 97070-7161




© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks