Menu

Por que investir é importante / Coluna / Olliver Pedroso / Economia e Investimentos

Todo investidor sempre se pergunta qual a melhor forma de investir os seus recursos. Essa dúvida é compreensível, pois além de diversos produtos financeiros, há uma quantidade enorme de informação, deixando a maioria das pessoas confusas na hora de tomar a decisão de qual a melhor aplicação financeira. A importância em investir está ligada a ter um objetivo, poupar, entender o seu perfil de investidor e seguir a orientação de um especialista.

Ter um objetivo é, sem dúvida, o primeiro passo para investir corretamente. Por exemplo, se o foco é a aquisição de um carro, você deve programar aportes regulares, para ao final de um período ter o montante para adquirir o seu veículo. Porém, antes de definir seu objetivo e começar a poupar, é necessário entender a situação financeira de sua família, tais como:

  • Quais são os gastos fixos;
  • Quais são dívidas;
  • Qual a sua reserva de emergência;
  • Quanto você economiza;

Dessa maneira, você estará preparado para começar a poupar e fazer seus aportes regulares e focar nos seus objetivos.

Poupar é importante, pois o dinheiro não economizado poderá faltar quando mais precisamos. Pode ser difícil no início, pois requer uma readequação de hábito. Porém com a fixação de metas e foco nos aportes regulares, você estará mais próximo dos seus objetivos.
Investir é destinar o dinheiro economizando em aplicações que rendam juros ou correções ao longo do tempo. Investir é tão importante quanto poupar, pois todo o esforço empregado em poupar, pode ser desfeito quando o investimento é mal realizado.

As pessoas, de maneira geral, estão mais acostumadas a confiar em um familiar ou amigo do que em profissionais especializados em investimentos. Vou fazer uma analogia com outro serviço essencial as pessoas para ficar mais claro o meu eu ponto de vista: Quando você fica doente, provavelmente você procura o serviço médico para solucionar o seu problema, contudo, quando se trata de investir o seu precioso e árduo patrimônio, preferimos procurar a ajuda de um amigo ou vizinho. Se não tomarmos o remédio adequado para uma doença a situação pode piorar, logo não seguir as recomendações de um profissional especializado, pode comprometer a saúde financeira do seu investimento. Procurar o serviço especializado de assessores de investimento é o mais adequado, pois eles têm a capacidade técnica para mostrar as melhores aplicações para o seu patrimônio render mais de acordo com o apetite a risco de cada um.

Existe uma frase emblemática do Warren Buffet que diz assim: “Uma pessoa só está sentada em uma sombra hoje porque outra plantou uma árvore há muito tempo atrás.” Logo, faça seus investimentos renderem frutos no futuro, organize sua vida financeira, procure orientação de um especialista em investimentos e tenha prosperidade para alcançar os seus objetivos.

Olliver Pedroso é Assessor de Investimentos pela Fatto Capital, credenciado a XP Investimentos. Possui MBA em Investimentos e Private Banking (IBMEC), Bacharel em Engenheira Eletrotécnica (UFABC), além dos certificados: AAI-Ancord (FGV) e Green-Belt (Ford Motor Company).
Instagram: olliverpedroso
Celular: (83) 99378-4040





Publicidade

Links patrocinados

 
O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!