Logo

Setembro continua para promover vida / Coluna / Mirela Leal / Psicologia

Durante todo o mês vimos uma série de publicações, reportagens e toda sorte de mídia voltadas para a prevenção do suicídio. No Brasil, desde 2014 a campanha Setembro Amarelo busca transmitir informações pertinentes e fundamentais acerca do suicídio a fim de enfrentar os estigmas, conscientizar e estimular a prevenção.

Imagem ilustrativa tirada do GoogleImagem ilustrativa tirada do Google

Dentre as muitas ações desenvolvidas a campanha destaca a importância de quebrar as barreiras do preconceito, identificação dos fatores de risco e maneiras de ajudar as pessoas em risco de suicídio.

Porém, outra prática importante na prevenção é conhecer os fatores de proteção e maneiras de desenvolvê-los pois, são pontos essenciais para que a campanha vá além do mês de setembro, estimulando a vida ao longo de todos os dias.

Fatores de proteção estão ligados a qualidade de vida, são capazes de amenizar o peso imposto por situações difíceis e assim, diminuem a probabilidade de uma pessoa levar adiante comportamentos suicidas. Cuidados com a saúde mental, apoio familiar e de amigos e convivência social são exemplos desses fatores. Algumas medidas que podem ser tomadas para promovê-los são:

- não negligenciar sinais e sintomas que indicam prejuízos na saúde mental
- buscar e manter tratamentos de saúde
- cultivar relações saudáveis que promovam acolhimento em momentos de maior vulnerabilidade e necessidade
- manter boa convivência com grupos sociais desenvolvendo atividades prazerosas e significativas.

Agir na prevenção do suicídio é agir a favor da vida. Quando promovemos e aumentamos os fatores de proteção para nós e para aqueles que amamos estamos possibilitando vida.

E, outro aspecto importante na proteção é a adaptação positiva diante dos momentos difíceis da vida, essa adaptação envolve a capacidade de resolução de problemas e, muitas vezes, essa “resolução” é justamente a busca por ajuda!

Alguns recursos e locais para obter ajuda:
Centros de Saúde - UPA 24H
CVV – Centro de Valorização da Vida – 188 (Ligação Gratuita)
Profissionais da saúde mental.

FONTE: ABP. Cartilha Setembro Amarelo: Informações Importantes sobre Doenças Mentais e Suicídio, 2020.

 

Graduada em Psicologia (FCV), pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental (Instituto Cognitivo). Psicóloga Clínica na Empremed - Clínica Médica e no consultório Vínculos Psicologia Clínica e Saúde.




© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks