Menu

Coluna / Interiores e Decoração / O que significam as siglas PEI e MOHS?

Certamente você está pensando: sempre quis saber sobre isso!!! 
Tecnicamente as pessoas conhecem um pouco sobre, porém, a sigla PEI não significa se o piso é melhor ou pior. O MOHS é pouco conhecido, mas é de muita importância. Saiba mais:

PEI – Porcelain Enamel Institute: Laboratório inglês que criou o procedimento para se avaliar a resistência que a camada de esmalte terá, submetida ao fluxo de pessoas e contato com sujeiras abrasivas no dia-a-dia. 

MOHS – Em 1812, o mineralogista Alemão Friedrich MOHS, criou a escala com 10 minerais, de diferentes durezas existentes na crosta terrestre, sendo o talco de menor dureza com dureza 1 e diamante com dureza 10, com a maior dureza encontrada na natureza. 

A Escala de Mohs quantifica a dureza dos minerais, isto é, a resistência que um determinado mineral oferece ao risco, ou seja, a retirada de partículas da sua superfície. O diamante risca o vidro, portanto, este é mais duro que o vidro.

De um modo geral, placas cerâmicas que apresentam superfície brilhante são mais suscetíveis ao risco, mesmo que possuam PEI 4 ou 5, portanto exigem maiores cuidados, durante as etapas de assentamento / construção, bem como no uso e manutenção. Lembramos que a areia (quartzo) possui dureza MOHS igual a 7, podendo riscar a maior parte das placas cerâmicas, porcelanatos e pedras naturais brilhantes, que normalmente possuem dureza entre 3 e 5. Deve-se, portanto, proteger o piso após a aplicação, principalmente na fase de obra. 



DICA:

Cuidados para evitar riscos sobre produtos com superfície brilhante, especificado para o chão: 

1 - Antes de iniciar o assentamento no produto, procure identificar se já foram realizados os trabalhos de pintura, assentamento de azulejo, elétrica, hidráulica e colocação de gesso, etc... Casos ainda não ocorreram estes trabalhos, procure proteger a área com papelão e cobrir com plástico (lona preta), para evitar o contato direto com sujeiras abrasivas durante os trabalhos e na ocupação do imóvel. 
2 - Na ocupação e para evitar o contato direto de móveis sobre o produto, proteja os pés dos móveis com carpetes, e nas entradas do imóvel disponibilize um capacho orgânico. 
3 - Na manutenção do dia-a-dia utilize somente produtos de limpeza doméstica, isentos de ácidos em sua composição. 
4 - Existem no mercado ceras especiais para produtos brilhantes, que aplicados sobre a cerâmica irão formar uma camada protetora na superfície, evitando o contato direto com areia. 

Até a próxima!!!! Milene Gualberto

Apaixonada pela profissão, costuma dizer que brinca de trabalhar e trabalha brincando. Designer de Interiores desde 2003 adicionou ao currículo cursos específicos de móveis e iluminação, atua no mercado de Sete Lagoas e região com projetos comerciais e residenciais. Escreve um Blog sobre decoração e interiores:www.milenegualberto.blogspot.com



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos