Logo

A tecnologia aplicada à energia renovável / Coluna / + Tecnologia / Michael Andrade

Não é dúvida para ninguém que o combustível fóssil, (petróleo, carvão, gás natural) esta, além de degradando a natureza, acabando e ate 2030 a humanidade deve realizar o próximo passo com relação a questão de energia renovável. Porem não é só a utilização de energia renovável a questão aqui, o uso inteligente desse recurso deve ser fundamental para um equilíbrio energético.

Quando falamos de energia renovável, pode ser que o uso da energia nuclear venha em nossas mentes imediatamente. Esse tipo de tecnologia é sim muito eficaz porem um dia os minerais que são utilizados para fabricação de energia também irão acabar. Além de que o resido desta energia é altamente prejudicial à saúde. A ideia aqui é propor energia totalmente limpa e renovável.

O uso de tecnologia, para alcançarmos a sustentabilidade energética, é fundamental. Vamos citar aqui a energia solar. O sol está disponível para todos e sua energia seria capaz de abastecer a humanidade por centenas de anos. Para isso devemos construir grandes usinas fotovoltaicas. Nesse caso grandes painéis recebem a luz do sol, esses fótones ao atingir a células fotovoltaicas fazem com que elétrons que circundam os átomos se desprendam e isso gera energia.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Outra forma de tecnologia limpa é a eólica. “não iremos armazenar o vento”, mas sim a energia que ele produz ao girar imensos moinhos de ventos. Além de contarmos com ventos durante todo o ano, o Brasil está sempre na vanguarda de geração de energias renováveis. Hoje somos um dos países que mais utiliza a energia de hidrelétrica. A muitas questões a se discutir referente a grandes hidrelétricas, porem elas geram energia que não “polui” como o petróleo ou carvão.

Com tecnologia, na criação de energia renovável, a sociedade deve resolver a crise energética nas próximas décadas. Mudar todo um sistema que foram construídos em cima de combustível fóssil será um desafio gigantesco. Em 2003 cerca de 24% de toda energia no produzida no mundo vinha da fonte de carvão e gás natural. Esse número caiu, porem hoje ainda temos muitos meios de transporte que queima petróleo afim de produzir energia. A tecnologia irá mudar isso e creio que em um futuro não tão longe viveremos 100% com energias renováveis, graças é claro pela tecnologia.

FONTE

http://www.gwec.net/wp-content/uploads/2012/06/Annual_report_2012_LowRes.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel#Energia_solar

Casado, profissional de TI, fundador do canal MICHAEL ANDRADE no Youtube. Trabalha na área de TI deste 2007. Formado em Sistemas de Informação. Amante de Tecnologia. Gosta de jogos eletrônicos e dedica algum tempo livre a Steam ao som de um bom Rock and Roll. Atleta de fim de semana nunca dispensa um futebol com os amigos. Adora seus animais de estimação. Trabalhou por 5 anos na Stefanini Solutions e hoje faz parte da equipe da Brennand Cimentos em Sete Lagoas.




© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks