Menu

Atividade física em ambiente quente

A prática de uma caminhada, uma corrida ou mesmo um tour de bicicleta tem se tornado um hábito na população. Essa forma de praticar exercícios físicos tem um baixo custo, pelo fato de poder ser realizada em locais públicos e ainda exigir Foto: InternetFoto: Internetequipamentos de baixo custo. Diante disso, as pessoas se aproximam dessas atividades sem um profissional capacitado, o que lhes proporcionaria uma orientação sobre vestimenta, hidratação e calçados adequados, além de orientar em relação à postura, intensidade e duração dos exercícios. Até a década de 1980 acreditava-se que durante as atividades físicas, não poderia haver a ingestão de água sendo que isso deveria ocorrer apenas um bom tempo antes e depois do exercício para não prejudicar o desempenho no mesmo.

Hoje, sabemos o quanto é importante a ingestão de água antes, durante e depois das atividades físicas, principalmente quando estas são realizadas em ambiente quente e úmido, onde a dissipação do calor é dificultada e a perda de líquidos é exacerbada.

Isso, de maneira alguma quer dizer que o indivíduo deve beber a maior quantidade de água que conseguir, sendo isso benéfico para o desempenho e bem estar, e sim que o praticante tenha discernimento para hidratar-se adequadamente de acordo com a sede, que é um mecanismo de defesa do nosso organismo que no processo evolutivo do ser humano contribui para evitar grandes alterações no balanço hidroeletrolítico.

Um outro fator que deve ser levado em consideração é a vestimenta utilizada durante o exercício, esta também tem relação com a perda de líquidos, o que abordaremos em uma próxima oportunidade.

 



Emerson Rodrigues Pereira (CREF 13880 G) é mestre em Ciências do esporte (UFMG -2011), graduado em Educação Física no UNI-BH (2006), pós graduado lato sensu em Nutrição Humana e Saúde (UFLA-2007) e em Treinamento Esportivo pela (UFMG -2008). Sua linha de  pesquisa  está relacionada à Fisiologia do Exercício com ênfase em termorregulação, metabolismo e fadiga.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos