Menu

Qual a melhor posição para dormir?

Em oito anos de formado, esta talvez seja a pergunta mais freqüente que escuto de pacientes com dores na coluna. Tem esta também: Qual colchão devo comprar? Acho que quando me visto com aquele jaleco branco, fico muito parecido com os “consultores do sono” das lojas deste produto. Mas esta era uma das minhas perguntas na faculdade. Será que a resposta correta é esta?



A princípio sim. Esta resposta sempre esteve na ponta da minha língua por muito tempo. É uma explicação muito fácil. Nesta posição a coluna não tem sobrecarga.

Então é só comprar um colchão novo e dormir assim que as minhas dores nas costas têm solução? NÃO!

Os discos intervertebrais são responsáveis por 95% das dores nas costas. As cargas impostas sobre estas estruturas nas posições do dia-a-dia seguem esses valores:
•    Deitado sobre o lado: 25%
•    Em pé: 100%
•    Sentado: 145%
•    Em pé, inclinado pra frente: 150%
•    Sentado e inclinado pra frente: 180%

Concluímos então que a posição deitada não é tão agressiva assim. Mas por que sentimos dores quando dormimos ou ao acordar?

Temos 23 discos na coluna, que são formados basicamente por água. Eles se desidratam durante o dia. Para provar isto, é só medir a sua altura ao acordar e ao dormir. Uma diferença de até 2 cm é considerada normal. Ou seja, diminuímos durante o dia.

Ao dormir esses discos se hidratam novamente, ficando mais vulneráveis ao contato com estruturas nervosas e ligamentos. Além disso, durante o dia, temos todo o nosso sistema muscular agindo, protegendo as articulações. Um dos objetivos do sono é nutrir o nosso corpo, de preferência com ele relaxado. Então, tudo o que fizemos de errado durante o dia aparece à noite. Coitado do colchão, ele sempre leva a culpa e as lojas agradecem.

O que agride a coluna são as posições que adotamos durante o dia, sentadas principalmente, e as cargas que impomos ao nosso corpo. Antes de pensar na posição deitada, pense na posição sentada. Esta sim, quando incorreta, estraga a nossa coluna.

Então dormir de lado está errado? Não. Ainda é considerada como a que menos agride a coluna. Mas novos estudos indicam que a minoria das pessoas que dormem desta maneira acorda na mesma posição. A maioria apresentou rotações na coluna lombar durante a noite. É travesseiro pra lá, travesseiro pra cá, muda tudo. E estas rotações aumentam muito a agressão nos discos.

E qual o melhor colchão? Na minha infância eram os ortopédicos (madeira compensada e 1 dedo de espuma, ai!), depois vieram os de água, os de molas, os de pena de ganço, os de molas independentes, até o da NASA! É claro que tem materiais de mais qualidade que outros, mas cuidado pra não cair nas armadilhas do comércio. Não é pra dormir numa rede também né?

Qual é melhor posição pra dormir? O sono foi feito pra recuperar o corpo humano. Então é aquela que você acorde bem! Morcegos gostam de dormir de barriga para baixo... brincadeirinha... E boa noite!



Cristiano é Fisioterapeuta, graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Possui pós-graduação em Reabilitação músculo-esquelética e desportiva pela Universidade Gama Filho, é Especialista em Reeducação Postural Global (RPG), Especialista em Síndromes de Dominância Muscular (SDM) e Especialista no Método Mckenzie.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos