Menu

Coluna / Recursos Humanos / Coach de si mesmo!

Há alguns anos escrevi um texto, compartilhando a ideia do auto coaching e vivíamos os desafios do mercado de trabalho do ano de 2012, nos dias atuais, podemos considerar que estamos enfrentando historicamente um dos piores momentos do Brasil dos últimos 15 anos.

A metodologia Coaching, utilizadas por profissionais qualificados no Brasil e em diversos países pelo mundo, trabalha o individuo no contexto profissional assim como no pessoal, sempre com a estrutura racional e cognitiva do cérebro, partindo do principio do estado atual do individuo e aonde o mesmo quer chegar, ou seja, o estado de onde você esta e para aonde você quer chegar, sendo utilizadas técnicas para conduzir um plano de ação que o levaria do estado atual ao estado desejado.

O metódo parte de onde você esta para aonde quer chegar / Foto: alexandrejacques.com.brO metódo parte de onde você esta para aonde quer chegar / Foto: alexandrejacques.com.br

A sugestão deste texto, não é substituir o profissional Coach, que possuem qualificação técnica para conduzi-lo dentro dos métodos necessários para a realização do plano de ação, mas aproveitar alguns passos da mudança de habito que possam contribuir em um momento que o investimento em um profissional Coach já esta comprometido pela grave crise no mercado de trabalho.

O método coaching, conduzirá você, tanto a uma investigação como uma analise reflexiva, dentro dos seus objetivos, metas e desejos promovendo o desenvolvimento e a potencialização de competências pessoais e também dentro do proposito profissional sempre partindo de onde você esta para aonde quer chegar, refletindo estes conceitos podemos criar um pequeno plano de ação.

Vamos seguir algumas dicas passo-a-passo:

1º Para isto é necessário que você tenha um objetivo principal para este proposito e realização deste plano de ação. Defina seu objetivo!

2º Não excite, relacione por escrito e definido o que você encontrar em sua reflexão de buscas, dentro do objetivo desejado.

3º Defina quais as competências que precisa trabalhar seu desenvolvimento, diante do objetivo estabelecido.

4º Comprometa-se com você mesmo, em identificar e responder quais as principais mudanças de comportamento e atitudes necessárias para desenvolvimento destas competências.

5º Ainda comprometido e sendo absolutamente sincero com você mesmo, faça uma autoavaliação de como estão estas competências agora (hoje), tente comparar o que é preciso desenvolver e melhorar para atingir seu objetivo, incluindo novos conhecimentos, comportamentos e atitudes.

6º Defina prazos e datas, para realizar suas ações. Lembre-se; você deverá rever seu momento atual e suas atividades, incluindo revisões de treinamentos, aprendizados, cursos e outras atualizações que se fizerem necessária, para seu objetivo.

7º Durante o percurso, desafie você mesmo, faça sempre perguntas a você, que seja capaz de trazer a tona os desafios do seu objetivo e qual distância precisará percorrer a cada dia para alcança-lo. Lembre-se mesmo que seja em longo prazo seu objetivo, determine um cronograma que seja possível seu acompanhamento e desenvolvimento passo-a-passo.

8º Entreviste você mesmo! Utilize referências das competências exigidas para conquistar seu objetivo, siga suas anotações, identifique na autoentrevista os avanços e ganhos desta dinâmica, faça comparativos, converse com pessoas que sejam capazes de contribuir para este processo.

Para “finalizar esta contribuição, sito a obra de Charles Duhigg, em seu livro, ‘‘O PODER DO HÁBITO”, livro premiado por diversas vezes pelo New York Times na lista de mais vendidos. Charles Duhing apresenta a possibilidade de trabalharmos as mudanças dos nossos hábitos, para conquistarmos novos objetivos nos quais dependemos de novos hábitos.

“Se você acredita que pode mudar – se faz disso um hábito – a mudança se torna real”



Bacharel em Administração pela UNIFEMM – Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela faculdade SENAC – BH – Obtenção de novo título em Psicologia - Consultor RH – Especialista em Gestão estrategica de Pessoas Analista Profiler - Consultor em Sete Lagoas e região da Rede de Recrutadores do Brasil. 
Adminitrador da agência APOLO – www.apolo.srv.br 
Diretor de Com. e Eventos CDL- Sete Lagoas.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos