Logo

Universidades federais entram em greve; UFSJ poderá aderir na quarta-feira

Parte das universidades federais mineiras aderiram, nesta segunda-feira (15), a greve contra a proposta do Governo Federal de recomposição salarial. A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com campus em Sete Lagoas, poderá aderir ao movimento a qualquer momento.

Foto: UFSJ / ilustraçãoFoto: UFSJ / ilustração

A proposta dos docentes era um reajuste salarial de 22%, em três parcelas a serem escalonadas a partir deste ano. Porém, o Governo Federal apontou que não o fará neste ano, e que dividirá o aumento de 7% entre os anos de 2025 e 2026.

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a greve na categoria busca a reestruturação da carreira docente e o revogamento de medidas que consideram restritivas, implementadas nos últimos anos, que afetam direitos previdenciários e a liberdade de greve.

Gustavo Seferian, presidente da Andes-SN e professor de direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destacou a urgência de investimentos públicos nas instituições federais de educação, especialmente após a redução desses investimentos durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). “Necessitamos de uma reorganização da carreira dos professores e de se ter um grande revogaço de medidas restritivas de direitos, de caráter regressivo, que foram implementados nos últimos anos”, afirmou Seferian.

Aderiram a paralisação o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além dos docentes, os técnicos administrativos estão paralisados desde o dia 11 de março.

UFSJ em estágio de greve

A UFSJ, assim como outras universidades, está em estágio de greve. De acordo com a assessoria, na quarta-feira (17) uma assembleia entre os docentes decidirá pela adesão à paralisação nacional. A universidade tem campi nas cidades de São João del-Rei, Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas.

Filipe Felizardo com Vermelho

Clique e siga as redes sociais do SeteLagoas.com.br para ficar bem informado: InstagramTwitterThreadsYouTubeTikTok e Facebook

Receba as notícias do SeteLagoas.com.br via Whatsapp AQUI



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks