Logo

Exames de prevenção são fundamentais no combate ao câncer de próstata

O câncer de próstata mata um homem a cada meia hora no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano são esperados 68,2 mil casos no país e 6,7 mil em Minas, dos quais quase mil em belo-horizontinos.

Foto: ilustrativa / Reprodução internetFoto: ilustrativa / Reprodução internet

As causas do câncer de próstata estão ligadas aos maus hábitos de vida, como o uso excessivo do cigarro e bebidas alcoólicas, o sedentarismo, a obesidade e a má alimentação. A doença também pode ter causas hereditárias.

Médicos destacam que a prevenção é sempre a melhor opção. Fazer atividades físicas regularmente, optar por uma alimentação equilibrada e abandonar o tabagismo e o álcool reduz as chances de desenvolvimento de qualquer tipo de câncer.

O oncologista André Murad alerta que o diagnóstico precoce da doença é importante para o tratamento. “É de extrema importância manter os exames em dia. Principalmente os de dosagem do antígeno prostático específico (PSA) e o de toque retal”.

Tratamento

Foi em um exame de dosagem do PSA que o técnico em eletrônica Carlos Roberto da Silva, de 63 anos, descobriu um tumor. O tratamento já dura três anos. São cinco sessões de radioterapia por semana.

Carlos chama a atenção dos homens para a importância dos exames de rotina a partir dos 45 anos. “É importante fazer os exames todo ano. Eu fiquei um ano sem fazer e quando fiz descobri o tumor. É uma doença traiçoeira porque não tinha nenhum sintoma”, alerta.

Com Itatiaia



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks