Logo

Saúde municipal foi tema de apresentação e debate na Câmara durante reunião

A coordenadora da atenção primária da secretaria municipal de Saúde esteve na Câmara durante a reunião ordinária dessa terça-feira, 20, para apresentar e esclarecer processos da secretaria para os vereadores. Sueli Barbosa Santos atendeu a um requerimento de Renato Gomes, PV, e por aproximadamente uma hora e meia explanou no plenário.

Sueli apresentou processos e números para os vereadores / Foto: Marcelo PaivaSueli apresentou processos e números para os vereadores / Foto: Marcelo Paiva


De acordo com a coordenadora o município é dividido em cinco distritos de saúde. Para atender os cerca de 230 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2013, Sete Lagoas dispõe atualmente de: 40 Estratégias de Saúde da Família, ESF, oito Centros de Saúde, CS, cinco Núcleos de Apoio à Saúde da Família, NASF, um Programa de Saúde na Escola, PSE, 16 Estratégias de Saúde Bucal, ESB, e duas unidades da saúde odontológicas.

A novidade anunciada por Sueli foi que o município vai receber em breve uma unidade do programa Consultório na Rua. A portaria que garante que o município está apto para receber o programa foi publicada no último dia 2 de maio.

O Consultório na Rua dispõe de equipe médica própria para acolhimento e encaminhamento para moradores de rua. O primeiro atendimento é feito ainda na rua e a equipe direciona e encaminha o paciente morador de rua até uma unidade primária. “Depois de publicada a portaria estamos em fase de estruturação do projeto”, afirmou a coordenadora.

Sueli finalizou sua apresentação afirmando que o município vai priorizar os programas prioritários porque, segundo a coordenadora, “uma em cada três internações se dá por causas evitáveis e por falta de cobertura primária”. Sete Lagoas tem hoje 40 equipes médicas e o planejamento é que o número passe para 52 em breve alcançando 65 até o fim da atual gestão.



por Marcelo Paiva



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks