Logo

Oito possíveis casos de hepatite misteriosa são investigadas em Minas Gerais

Oito casos sugestivos de hepatite aguda de etiologia desconhecida, a hepatite misteriosa em crianças, são analisados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Três são classificados como suspeitos e cinco estão sendo investigados. Outros quatro casos foram descartados, segundo levantamento divulgado nessa quinta-feira (26).

Foto: Arquivo/Agência BrasilFoto: Arquivo/Agência Brasil

Cinco casos estão sendo investigados pela SES-MG em quatro municípios: um em Juiz de Fora, Montes Claros e São João Del Rei, e dois em Uberlândia. Entre os casos suspeitos, dois foram notificados em Belo Horizonte e um em Juiz de Fora.

Segundo a SES-MG os casos de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, São João Del Rei e Uberlândia aguardam a entrega de resultados de exames. Os principais sintomas dos casos sugestivos são dor abdominal e vômito, além de alterações de enzimas hepáticas.

O que é a hepatite aguda grave de etiologia desconhecida?

Conhecida como hepatite misteriosa, casos da doença passaram a ser investigados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por diferenças no padrão de ocorrência, considerando a causa, frequência e gravidade da doença. O caso é considerado suspeito quando hepatites A, B e C e arboviroses são desconsideradas, assim como causas comuns de hepatite, como doenças metabólicas, genéticas, congênitas ou por causas obstrutivas.

O termo hepatite tem relação com um processo inflamatório no fígado, que pode estar ligado a fatores como infecções virais. A definição aguda grave trata da maior condição de gravidade enquanto a etimologia (causa) desconhecida fala da origem.

Como prevenir a hepatite misteriosa?

Considerando que as causas ainda são desconhecidas, as orientações da Secretaria de Estado de Saúde são medidas gerais de higiene e refeição. As medidas incluem higienização adequada e frequente das mãos, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, consumir água potável e alimentos adequadamente higienizados.

Com Itatiaia



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks