Menu

Escolas em áreas de risco social se destacam no Proalfa

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
Alunos das escolas do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa e da Rede Crescer, localizadas nas regiões mais carentes e em áreas de alto risco social em Minas Gerais, apresentaram, em 2008, resultados superiores ao do conjunto de escolas da rede estadual no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Esses resultados foram detalhados nesta quinta-feira (6) ao governador Aécio Neves pela secretária de Estado da Educação, Vanessa Guimarães, em cerimônia no Palácio da Liberdade.

O grupo de escolas da Rede Crescer, que reúne as 415 escolas com menor desempenho dos alunos no Estado, apresentou maior taxa de melhora na avaliação do Proalfa, de 14,17%. Em seguida, está o grupo de 503 escolas do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, localizadas em áreas de risco social, que melhorou 12,91%. O Proalfa é um teste de avaliação censitária realizado anualmente pela Secretaria de Educação e que mede os níveis de leitura e escrita dos alunos de oito anos. Os níveis são baixo, intermediário e recomendável.

“As medidas de governo que realmente importam são as que ultrapassam os nossos mandatos. O que me alegra, em especial na área da educação, é que estamos construindo instrumentos de avaliação, de acompanhamento, talvez, um novo estímulo para aqueles que trabalham na educação. Espero que isso possa continuar nos próximos anos e que Minas continue recuperando uma posição de vanguarda e de liderança na educação de qualidade no Brasil”, afirmou o governador.

Nível de leitura melhor

No nível recomendável de leitura, o percentual de alunos das escolas do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa cresceu 87,91%, enquanto no conjunto da rede estadual o crescimento foi de 48,87%. Em 2008, a avaliação do Proalfa apontou que 68,4% das crianças de oito anos das escolas participantes do projeto lêem no nível recomendável. Na rede estadual o índice ainda é um pouco maior: 72,5%.
 
AGÊNCIA MINAS


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos