Logo

Covid-19: MG tem mais casos nos 17 dias de janeiro do que nos últimos três meses de 2021 juntos

Nos primeiros 17 dias de janeiro, Minas Gerais já possui mais casos de Covid-19 que durante os três últimos três meses de 2021 somados. Até esta segunda-feira (17), Minas já contabilizou 138.246 casos da doença, enquanto outubro, novembro e dezembro do ano passado, juntos, totalizaram 83.607 diagnósticos no trimestre. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Foto: Getty ImagesFoto: Getty Images

Por causa desse crescimento de casos, também tem crescido o número de atendimentos médicos, causando exaustão aos profissionais da saúde. O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais notificou a Prefeitura de Belo Horizonte pedindo mais médicos e melhores condições de trabalho. A entidade descreveu um cenário caótico no sistema de saúde, com médicos estafados, doentes, sobrecarregados e angustiados com o cenário da pandemia.

O secretário-geral do Conselho Municipal de Saúde, Bruno Pedralva, ressalta que os casos não são graves, por causa da vacinação, mas que o volume de atendimentos tem batido recorde.

"Os casos graves são muito menos comuns do que antes da vacinação em massa da população. No entanto, são casos que exigem atendimento, são pessoas que às vezes precisam de um atestado para se afastar do trabalho, ou pessoas que estão com dor, são sintomas importantes, que exigem cuidado médico, um cuidado do enfermeiro. Na semana passada a gente passou mais uma vez a marca aí de 33 a 34 mil pessoas atendidas com sintoma gripal. É quase que um grito de socorro dos profissionais de saúde e dos serviços de saúde de Belo Horizonte".

Bruno Pedralva afirmou que a prefeitura tem tentado contratar profissionais, mas não está encontrando pessoas qualificadas e dispostas a trabalhar no cenário da pandemia. Ele avaliou que o que precisaria ser feito neste momento é um controle do vírus, com proibição de grandes eventos, por exemplo.

"Precisamos, como fez São Paulo, diminuir a circulação do vírus aqui em Belo Horizonte. A gente acredita que não faz sentido os serviços de saúde estarem colapsadas e a gente continuar permitindo os megaeventos espalhadores do vírus, como por exemplo grandes shows, jogos de futebol... mas, a gente não pode fingir que nada tá acontecendo, porque para o cidadão que não precisou ir no posto de saúde, que não precisa em uma UPA, pode estar tudo bem. Mas, na hora que ele adoecer e precisar, ele vai sentir o colapso do sistema de saúde".

Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que, desde 24 de dezembro de 2021, já contratou 1.125 profissionais de saúde, sendo 251 médicos em diversas especialidades. O executivo ainda disse que monitora diariamente os números epidemiológicos e qualquer agravamento será tratado da forma devida, com o objetivo de preservar vidas.

Apesar do crescimento de casos da Covid-19, o número de mortes permanece em queda. Entre domingo (16) e esta segunda, Minas contabilizou 4.323 casos confirmados e três mortes causadas pela doença. A vacinação é apontada por especialistas como o fator que tem virado o jogo nessa luta contra o coronavírus.

Com Portal g1



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks