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UEMG debate Sustentabilidade e Meio Ambiente no Design

A Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) promove, nesta sexta-feira (7) e sábado (8), eventos de grande importância acadêmica relacionados à educação ambiental e sustentabilidade. O 4º Seminário de Educação Ambiental – Design e Meio Ambiente, será realizado no Centro Mineiro de Referência de Resíduos, na avenida Belém, 40, no Bairro Esplanada, com palestras e mesas-redondas.

 

A solenidade de abertura do Seminário acontece às 9 horas, com palestra do professor Waldenor Barros, sócio-fundador da Associação Civil Universidade Solidária e Professor da Universidade Federal de Uberlândia. A sessão de encerramento ocorre no sábado às 11 horas, com palestra de Hugo Penteado, economista-chefe e estrategista de investimentos da ABN AMRO Asset Management, autor do livro Ecoeconomia, uma nova abordagem.

Os temas tratam de design, meio ambiente e responsabilidade social, a mudança de comportamento dos consumidores e de que maneira essa mudança afeta o planejamento de novos produtos e sobre o impacto ambiental decorrente das escolhas e decisões resultantes de um projeto de design.

A Escola de Design da UEMG implantou o seu Núcleo de Educação Ambiental em 2004, atendendo a uma demanda que, naquele momento, começava a surgir. A mudança pelas quais o mundo passava em todas as dimensões, o processo de globalização dos mercados, a formação e consolidação dos blocos econômicos, a consciência da interdependência entre a humanidade e a biosfera, entre outros, exigem de pesquisadores, professores e profissionais, uma ação rápida, eficiente e integrada que possa orientar não apenas a formação universitária, mas também a atuação profissional e a gestão das empresas.

O encontro busca debater a certeza que todos têm da escassez dos recursos não renováveis do planeta, conseqüência do uso intensivo das matérias primas e o aumento contínuo que a produção impõe a uma nova política ambiental. Desde já, desenha-se uma nova cultura de consumo, que emerge do deslocamento da percepção dos valores tradicionais para outros que se relacionam ao bem estar e qualidade de vida. Essa tendência leva o universo produtivo a repensar suas organizações e sua função frente a esses nichos emergentes da sociedade, para uma nova postura mais orientada a valores como qualidade de vida e sustentabilidade.

AGÊNCIA MINAS



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