Menu

Unimontes avalia produção de biodiesel no Norte de Minas

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
O projeto de pesquisa “Impactos Socioeconômicos de Produção de Biocombustíveis no Norte de Minas”, coordenado pelo professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Herbert Toledo Martins, foi um dos contemplados no edital 14/2008 do Programa Mineiro de Desenvolvimento Tecnológico e Produção de Biocombustíveis.

Lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o programa aprovou 21 propostas voltadas ao desenvolvimento e à transferência de tecnologias sobre os biocombustíveis, com investimento total de R$ 3,9 milhões.

As atividades serão realizadas em parceria com o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM). Entre outros aspectos, os resultados vão mostrar qual será a inserção do Norte de Minas no complexo produtivo nacional do biocombustível, a partir da instalação da usina de biodiesel da Petrobras em Montes Claros, cuja inauguração está prevista para dezembro.

“A pesquisa se propõe a estudar os processos de implantação da política de bioenergia na região do Norte de Minas como estratégia para impulsionar o desenvolvimento regional”, afirma o professor Herbert Toledo. “Em função da escassez energética e da crise ambiental à qual a humanidade se submeteu, é preciso investir e explorar novas fontes de energia, especialmente as renováveis. Esta nova realidade chega à região Norte de Minas através da instalação de uma usina de biodiesel. Esse projeto constituirá numa extensa cadeia produtiva que envolverá trabalho, renda e mão-de-obra”, comenta o pesquisador.

AGÊNCIA MINAS


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos