Menu

Mais de 1,3 mil pessoas entraram na Justiça com ações trabalhistas envolvendo a Covid em Minas

Quase 1.400 mineiros já recorreram à Justiça do Trabalho de Minas Gerais em ações relacionadas à pandemia do coronavírus. Segundo levantamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), foram registrados 1.387 processos sobre o assunto nas varas do trabalho de todo o estado, entre janeiro de 2020 e fevereiro deste ano.

Fachada do Tribunal Regional do Trabalho, em Belo Horizonte. — Foto: Raquel Freitas / G1Fachada do Tribunal Regional do Trabalho, em Belo Horizonte. — Foto: Raquel Freitas / G1

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), as Regiões Judiciárias com maior número de ações relacionadas ao coronavírus são Rio Grande do Sul e Pernambuco, seguidos de São Paulo e Santa Catarina. Minas Gerais está na sexta posição do ranking.

No ano passado, 1.246 mineiros entraram na Justiça com processos relacionados ao coronavírus. Quase metade desses casos foram registrados entre abril e junho, com 552. Já nos dois primeiros meses deste ano, foram 131.

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho, entre os assuntos mais frequentes nas reclamações trabalhistas no estado estão as verbas rescisórias, pedidos para afastamento de trabalho presencial em razão do risco, pedido para inclusão no grupo de risco para afastamento, solicitação de insumos de proteção e reparação de danos em razão do trabalhador ter sido contaminado pela doença da Covid-19.

Belo Horizonte lidera ações

Segundo a Justiça, entre as cidades-sede de unidades judiciárias do TRT-MG, Belo Horizonte foi a que mais contabilizou processos com o assunto Covid-19 entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021.

As 48 varas da capital receberam 400 ações sobre a doença. Quase 10% desse total deram entrada na 3ª Vara do Trabalho de BH, com 38.

No mesmo período, as unidades do interior de Minas registraram a entrada de 987 processos com esse tema. Somente Juiz de Fora, na Região da Zona da Mata, recebeu 271 casos nas cinco varas do trabalho do município.

Com G1

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos