Menu

Deputado estadual Professor Irineu é suspeito de furar fila de vacinação em Betim

A Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, instaurou uma auditoria para apurar as irregularidades envolvendo a vacinação do deputado estadual Irineu Inácio da Silva (PSL) contra a Covid-19. Professor Irineu, como é conhecido, tem 63 anos e recebeu a dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, onde, até o momento, estão sendo imunizados idosos de 65 anos ou mais.

Deputado já foi vereador de Contagem  - Foto: Guilherme Bergamini/ALMGDeputado já foi vereador de Contagem - Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

Em conversa por telefone com a reportagem da TV Globo, o deputado afirmou que ligou para o posto de saúde e recebeu a informação de que pessoas com 63 anos estavam sendo vacinadas.

"Como eu estou ficando muito tempo lá, procurei o posto da cidade. Quando cheguei ao posto do Vila Cristina, a moça disse que eram os de 65 anos (que estavam sendo imunizados), mas, se eu quisesse vacinar, poderia, com a sobra de vacina, caso sobrasse", afirmou Irineu.

Segundo ele, a aplicação da segunda dose está marcada para o dia 12 de maio.

Professor Irineu foi vereador em Contagem por três mandatos, de 2005 a 2016. Ele também foi candidato à prefeitura da cidade em 2020. No detalhamento dos bens do político no ano passado, que consta no site do Tribunal Superior Eleitoral, não há imóveis em Betim. Há três casas em Contagem, além de quatro terrenos e imóveis em outros municípios.

Segundo a assessoria de imprensa do deputado, "ele aguardou juntamente com outras pessoas que estavam no local" e "todas esperaram para então serem imunizadas".

A assessoria afirmou, ainda, que o parlamentar possui residência na cidade de Betim e que não há "nenhuma ilegalidade" na vacinação. "O local não consta na declaração de bens da eleição de 2020, mas constará no novo imposto de renda", diz a nota.

O que diz a Prefeitura de Betim

Em nota, a Prefeitura de Betim informou que uma auditoria vai apurar, até a próxima quinta-feira (22), as irregularidades referentes ao caso e que, durante este período, vai manter um auditor da Rede SUS "para garantir que não haja nenhuma irregularidade nos trabalhos realizados".

"De acordo com as primeiras apurações, o deputado burlou a triagem, se dirigindo diretamente à sala de vacinação da unidade de saúde sem, antes, passar pela triagem onde são conferidos todos os documentos dos usuários", disse a prefeitura.

O município afirmou, ainda, que, "após identificados todos os responsáveis pela vacinação irregular, as medidas cabíveis serão tomadas com o máximo rigor".

Leia a nota da prefeitura na íntegra:

"A Prefeitura de Betim tomou conhecimento, na manhã de hoje (15), por meio de denúncia feita na Ouvidoria Municipal, que, nesta quarta-feira (14), o deputado estadual Irineu Inácio da Silva, de 63 anos, foi imunizado indevidamente contra a covid-19 na UBS Vila Cristina. Imediatamente, a Prefeitura de Betim instaurou auditoria assistencial para apurar a denúncia. O resultado das investigações será divulgado até o próximo dia 22 de abril. Além disso, o município designou um fiscal da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde para garantir que todo o processo de imunização da unidade ocorra conforme fluxo regular obrigatório.

De acordo com as primeiras apurações, o deputado burlou a triagem, se dirigindo diretamente à sala de vacinação da unidade de saúde sem, antes, passar pela triagem onde são conferidos todos os documentos dos usuários. Somente após a aplicação da vacina, os profissionais de saúde confirmaram que o mesmo não pertence ao grupo cuja faixa etária é contemplada atualmente pelo Plano Municipal de Imunização.

A prefeitura assegura que, após identificados todos os responsáveis pela vacinação irregular, as medidas cabíveis serão tomadas com o máximo rigor."

 Com G1



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos